Dólar Em alta
5,016
29 de março de 2024
sexta-feira, 29 de março de 2024

Vitória
23ºC

Dólar Em alta
5,016

Superlotação continua causando fechamento de Pronto Socorro no Himaba

Mais uma vez a superlotação compromete o atendimento no Pronto Socorro do Hospital Estadual Infantil e Maternidade de Vila Velha (Himaba). Menos de um mês após ESHOJE, ter divulgado notícia sobre o assunto, uma denuncia foi feita por funcionários e usuários da unidade. Segundo ele, os corredores do Hospital estão superlotados. Profissionais e pacientes reclamam da situação que se prolonga há vários anos.

O PS, que tem capacidade máxima para 36 crianças, está com quase o dobro, cerca de 70 crianças internadas. Como podemos ver no novo vídeo, o corredor está completamente lotado”, diz servidor que prefere não ser identificada, são mais de 40 crianças local.

O número superior de crianças internadas interfere em novos atendimentos. As mães que precisarem internar seus filhos nesse final de semana podem não conseguir, pois o hospital está fechado para internação. Foi o que relatou a dona de casa Diuly Ferreira Neves, 19. “Hoje (7) a tarde está esvaziando, porque ele parou de funcionar ontem (quinta, 6), às 13h da tarde. Só quem está aqui dentro mesmo pra internação. Se alguém chegar aqui com uma criança que precisa de internação, não interna mais, só a partir de segunda-feira (10). Talvez por esse motivo eu consiga uma vaga no quarto para meu filho”, lamentou Diuly.

A dona de casa, que mora no município de Cariacica, está no corredor do Himaba com o filho desde terça-feira (4). A criança está com bronquite asmática e precisa receber o antibiótico durante sete dias. Segundo Diuly, ele é medicado, no entanto com demora, já que há poucos profissionais para muitas pessoas.

Essa não é a primeira vez que a dona de casa fica no corredor do hospital com o filho. “Essa é a terceira vez que ele fica internado aqui e foi a mesma coisa, fiquei no corredor também as outras duas vezes. Aqui é muito lotado, porque a referência de Cariacica que é de onde eu venho é só esse hospital, e mandam de lá pra cá. Por isso fica muito lotado, com poucos funcionários para muita gente”, indagou Diuly.

Assim como Diuly, dezenas de outras mães e crianças tem que enfrentar essa dificuldade todos os dias. A Tainara dos Santos, 18, que hoje só foi ao hospital levar o filho para uma consulta que já estava marcada, confirmou que já precisou do atendimento de emergência. Na ocasião, no começo do ano, ela teve que ficar no corredor por três dias e o filho ainda dividiu a maca com outra criança. Ela ainda relatou que é sempre assim, lotado.

A Leiliane Antunes da Silva, 24, foi nesta sexta (7), pela segunda vez em uma semana e não conseguiu atendimento. “Meu filho está com uma dor no pé, já é a segunda vez que venho. Na sexta-feira (30/09), eu vim e me mandara ir para outro hospital em Vitória, porque estava cheio. Mas como não tenho como ir, retornei para ver se consigo atendimento dessa vez”, reclamou Leiliane.

Uma outra mãe que não quis ser identificada, veio da Serra, para que a filha passasse por um tratamento. Ela nunca precisou levar a filha para o PS e espera não precisar. “Graças a Deus, eu não tive que levar a minha filha para o pronto socorro. É muito triste ver a situação daquelas pessoas. Crianças em poltronas, mães deitadas em cadeiras. Rezo todo dia para não termos que passar por isso”, lamentou.

A Secretária de Estado de Saúde (Sesa), mais uma vez respondeu por meio de nota enviada pela assessoria de comunicação. Nela, assim como em nota anterior, a direção do Himaba “reconhece o desafio diário de otimizar e humanizar o atendimento ao cidadão”. Ainda ressalta que o hospital é uma referencia em urgência e emergência do Estado. Por isso admite que em alguns momentos há uma sobrecarga no atendimento, mas que mesmo assim “todos os pacientes estão recebendo assistência e sendo medicados”. Concluindo a nota dizendo que “as transferências estão sendo providenciadas”.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas