Dólar Em alta
5,016
29 de março de 2024
sexta-feira, 29 de março de 2024

Vitória
23ºC

Dólar Em alta
5,016

Superação e alegria: equoterapia ajuda criança a deixar cadeira de rodas

INARA EQUOTERAPIAAndar e vencer muitos desafios. Esses são alguns resultados que a pequena Inara Fernandes Guimarães, 9 anos, conquistou desde que iniciou o tratamento de equoterapia do Regimento de Polícia Montada da PMES (RPMont). Os avanços foram sentidos não só na saúde da menina, bem como na vida social.

Inara nasceu prematura e sua mãe, Poliana Seabra Fernandes, ficou três dias em coma. Ao acordar achou que sua filha não havia sobrevivido. A avó, Roseni, trabalhava no hospital e trouxe a notícia do milagre: a criança estava em recuperação na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN). Com paralisia cerebral a menina teve restrições no seu desenvolvimento e ficou em uma cadeira de rodas.

Engana-se quem pensa que Inara é diferente das outras crianças de sua idade. Ela tem vida social intensa, estuda na rede municipal de ensino público, participa de projetos de artes de congo e capoeira e de apresentações de dança. A pequena também passeia no shopping, vai ao cinema, visita familiares, tem muitos colegas, adora festas, karaokê e carnaval.

Além do lazer, frequenta atividades terapêuticas como natação, fonoaudiólogo e desde setembro de 2017 participa das atividades ofertadas pela equipe da equoterapia, no RPMont. Inara se adaptou rapidamente e gosta muito de andar a cavalo, tendo ótima interação com a equipe de policiais que a atende. Quando sua mãe diz que é “dia do cavalo”, ela se agita e esquece até de comer. Não quer nem trocar de roupa para chegar logo no RPMont. Comunica-se com dificuldade, mas sempre alegre.

Da cadeira de rodas aos primeiros passos
A menina era cadeirante quando realizou o cadastro na lista de espera para atendimento de equoterapia. Segundo relatos de sua mãe Poliana, Inara melhorou a postura e marcha, conseguindo caminhar com mais desenvoltura, diminuindo também as quedas. Um dia, ao assistir televisão com a família, seu avô Oberland pediu o controle remoto e Inara surpreendentemente se levantou e caminhou com passos cambaleantes pela primeira vez, andou cerca de três metros, sentou e pegou o controle, para depois se levantar novamente e entregar o objeto para o avô.

Com a evolução apresentada na equoterapia, existe a possibilidade de que no futuro Inara possa caminhar muito além de alguns metros. Os exercícios e interação com o cavalo são elementos que contribuirão para a evolução geral da praticante, e o RPmont dispõe de equinos treinados e uma equipe de policiais para acompanhar a terapia. Com o esforço da família e empenho nas atividades, Inara, assim como as outras pessoas atendidas pelo projeto social, poderá ter mais autonomia e qualidade de vida.

Inara é um dos muitos milagres diários atendidos pelo RPMont, que acompanha cerca de 50 famílias em atendimentos individuais.

 

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas