Dólar Em baixa
5,016
29 de março de 2024
sexta-feira, 29 de março de 2024

Vitória
29ºC

Dólar Em baixa
5,016

STJ condena Valci Ferreira e José Carlos Gratz à prisão

Foto: Montagem/Internet
Foto: Montagem/Internet

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) determinou a prisão imediata do ex-deputado estadual, José Carlos Gratz e o conselheiro afastado do Tribunal de Contas do Espírito Santo, Valci Ferreira. Ferreira foi condenado em 2016 a 10 anos de prisão e Gratz a cinco anos e 6 meses em 2016, por irregularidades praticadas na administração estadual de 1998 a 2003.

Entre as irregularidades, o Ministério Público citou desvio de recursos públicos e lavagem de dinheiro para dissimular a origem ilícita de recursos desviados da Assembleia.
O principal fato refere-se à contratação, feita por Gratz, de seguro de vida coletivo dos deputados estaduais, conhecido como caso “Seguro da Assembleia”. Neste caso, as corretoras recebiam 70% do valor do prêmio do seguro.

Parte do recurso desviado foi destinada a Valci por meio de cheques emitidos pela seguradora e de um contrato fictício assinado com outros réus da ação penal. Os outros fatos investigados foram a lavagem de dinheiro por meio do Frigorífico Beija-Flor, que também “lavava recursos desviados” da construção de ginásios feitas pela Tervap Pitanga no interior do Estado.

Para o ministro relator, Mauro Campbell Marques, foi demonstrado que Valci Ferreira e outros dois acusados “concorreram efetivamente” para a prática do crime de peculato, no momento em que os recursos pagos à Tervap, sob o pretexto da construção de ginásios, foram desviados.

Ele considerou também “fraudulenta” a contratação de seguro de vida pela Assembleia Legislativa, por ato do ex-deputado José Carlos Gratz. Da mesma forma, segundo Campbell, a constituição do Frigorífico Beija-Flor fez parte da estratégia utilizada pelo grupo para “dissimular a origem ilícita dos recursos públicos desviados”.

O advogado de José Carlos Gratz, Carlos Guilherme Macedo, informou que ainda não foi notificado da decisão. Assim que for notificada, a defesa entrará com pedido de Habeas Corpus no STF contra a decisão que pediu prisão do ex-deputado. A defesa de Valci Ferreira afirmou também que ainda não recebeu a notificação e que, assim que for notificada, entrará com pedido de Habeas Corpus junto ao Supremo.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas