Dólar Em baixa
5,204
20 de abril de 2024
sábado, 20 de abril de 2024

Vitória
22ºC

Dólar Em baixa
5,204

STF decide que União pode cobrar as taxas dos terrenos de marinha

terreno de marinha, VitóriaA notícia é triste e atinge diretamente o bolso de moradores de cidades capixabas: o Supremo Tribunal Federal (STF) confirmou nesta quinta-feira (27) que a União pode cobrar, em ilhas costeiras que são sedes de municípios, como Vitória e Florianópolis, as taxas que incidem sobre os chamados terrenos de marinha. Os valores são cobrados sempre que há venda de um imóvel na orla. Assim, segundo o STF, o tributo é da União, e não dos próprios municípios.

O julgamento diz respeito a capital capixaba, mas tem repercussão geral, ou seja, a regra decidida pelo STF terá de ser aplicada por juízes de todo o país. Outros municípios localizados em ilhas costeiras, como Florianópolis, São Vicente (SP) e São Francisco do Sul (SC), pediram e conseguiram a oportunidade de se manifestar no processo. Há em diversos tribunais 700 ações semelhantes paralisadas, à espera da decisão tomada nesta quinta-feira pelo STF.

A questão tem origem numa mudança na Constituição ocorrida em 2005. Até então, entre as propriedades da União, eram listadas as ilhas oceânicas e costeiras. Depois, foi feita uma ressalva para excluir as ilhas que sejam sedes de municípios.

A ministra Rosa Weber votou a favor da União, sendo acompanhada pelos ministros Alexandre de Moraes, Edson Fachin, Luís Roberto Barroso, Dias Toffoli, Ricardo Lewandowski, Celso de Mello e Cármen Lúcia. Apenas Marco Aurélio Mello discordou. Outros dois estavam ausentes: Luiz Fux e Gilmar Mendes.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas