Dólar Em alta
5,001
28 de março de 2024
quinta-feira, 28 de março de 2024

Vitória
28ºC

Dólar Em alta
5,001

Sono e hormônios: como se adaptar ao fim do horário de verão

(Foto: Reprodução/Internet)
(Foto: Reprodução/Internet)

Cansaço. Irritabilidade. Baixo rendimento no trabalho. Esses são sintomas comuns de quem sofre com as alterações no sono devido ao horário de verão, que chega ao fim no próximo sábado (16). Com a mudança no horário, é hora de passar novamente por um processo de adaptação que pode durar até mais que uma semana e gerar muito desconforto. A médica endocrinologista Flavia Tessarolo explica que esses sintomas acontecem devido à ação de dois hormônios.

“Nosso relógio biológico é comandado por hormônios como cortisol e melatonina, que são produzidos de acordo com o tempo de exposição ao sol e a escuridão da noite. Com isso, uma hora a mais ou a menos interfere na produção desses hormônios, desencadeando todos os sintomas que já conhecemos”, explica.

Para passar por essa primeira semana de fim de horário de verão sem estresse, a médica listou cinco atitudes simples, mas que podem fazer grande diferença. “Primeiro de tudo é tentar dormir um pouco mais cedo todos os dias durante essa semana até que você esteja dormindo uma hora antes. Prepare o quarto para dormir de forma que ele esteja escuro, silencioso, com temperatura agradável e sem luz de telas, como celular, TV e computador”, orientou.

A especialista também aponta a importância da alimentação adequada. “Prefira alimentos mais leves à noite, como frutas, verduras e legumes. Além disso, evite bebidas estimulantes, como café, chá preto, chá mate, coca cola, bem como bebidas alcoólicas e energéticos. Por fim, opte por fazer exercícios físicos mais pesados durante o dia”, disse.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas