Dólar Em alta
5,016
29 de março de 2024
sexta-feira, 29 de março de 2024

Vitória
24ºC

Dólar Em alta
5,016

Sobre o nosso carnaval

WP_20170217_21_22_23_ProOlá amantes do Carnaval. Ops! Você ainda não conhece o Carnaval Capixaba? Nunca assistiu aos desfiles das agremiações carnavalescas do Espírito Santo? Nunca foi ao Sambão do Povo? Então vou passar algumas informações para que você também possa se apaixonar pela festa de momo.

Hoje explico sobre as Ligas que organizam o Carnaval, as escolas de samba e seus respectivos enredos. Conhecer a estrutura de quais escolas existem, pode auxiliar na hora de escolher o pavilhão do coração ou de simplesmente decidir em qual ensaio irá se divertir no próximo final de semana!

Tudo começa com as escolas de Grupo A (como alguns foliões têm chamado) na sexta-feira dia 02 de fevereiro com a coordenação da Liga Espírito Santense das Escolas de Samba (LIESES), cujas escolas de filiadas são:

  • G.R.E.S. Independente de São Torquato – enredo: “Mulher independente, capitoa a comandar, Luisa Grinalda a Independentes vai cantar!”.
  • G.R.E.S. Imperatriz do forte – enredo: “Sou Imperatriz, sou Capixaba com fé!”.
  • G.C.S.E.G.R.E.S. Rosas de Ouro da Serra – enredo: “Espirito Santo, o filho mestiço deste gigante chamado BRASIL”.
  • G.R.E.S. Unidos de Barreiros – enredo: “Se Deus é brasileiro… É capixaba e pintou Piúma”.
  • G.R.C.E.S. Tradição Serrana – enredo: “Tradição canta ao Rei dos Palmares!”.
  • G.R.E.S. Chegou o que faltava – enredo: “Pra nivelar a vida em alto astral. Nobre Pérola, Jovelina”.
  • G.R.E.S. Chega Mais – enredo: “Sol, seca e alegria… A saga de um povo festeiro, valente e lutador”.

No sábado, dia 03 de fevereiro, entram na avenida as escolas de Grupo Especial. Agremiações que nos últimos anos têm disputado o título de campeã do carnaval. A festa dessa vez fica na coordenação da Liga independente das Escolas de Samba do Grupo Especial (LIESGE), cujas escolas filiadas são:

  • G.R.E.S. Nova Andaraí – enredo: “Quem conta um conto aumenta um ponto com a certeza de quem viu! Mas não leve tão a sério é 1° de Abril”.
  • G.R.E.S. Pega no Samba – enredo: “Na celebração ao chocolate, a locomotiva dá um show!”.
  • G.R.E.S. Unidos da Piedade – enredo: “Pra Não Dizer Que Não Falei Das Flores”.
  • G.R.E.S. Independente de Boa Vista – enredo: “Sou Boa Vista… Sou Madiba. O canto da igualdade que ecoa no Centenário de Mandela”.
  • G.R.C. Mocidade Unida da Glória – enredo: “Entre confetes e serpentinas, uma paixão sem igual… Olhares que se cruzam, bocas que se beijam… Amores no carnaval”.
  • G.C.E.S.G.R.E.S. Novo Império – enredo: “No vai e vem do mar, lá se vão 100 anos do Sindicato da Estiva”.
  • G.R.C.E.S. Unidos de Jucutuquara – enredo: “Ambrósio”.

Domingo teremos a reestreia de escolas de samba que estavam afastadas do desfile na grande Vitória. E a organização será feita pela Federação Capixaba das Escolas de Samba (FECAPES). A agremiações que participarão nesse último dia de espetáculos são:

  • G.R.C.E.S. Império de Fátima – enredo: “O tigre encontra o leão”.
  • G.R.E.S. Mocidade Serrana – enredo: “Com as forças das águas de Oxum, com o axé dos Orixás, no rufar de seu tambor,a Mocidade faz a festa do Bonfim”.
  • G.R.E.S. União Jovem de Itacibá – enredo: “A união anuncia: É Primavera!”.
  • G.R.E.S. Independentes de Eucalipto – enredo: “Eucalipto toca no seu rádio de novo”.
  • G.R.E.S. Mocidade da Praia – enredo: “Deu bola na rede, deu samba no pé”.

Essa é a forma como está estruturado o carnaval capixaba de 2018. Um espetáculo que merece ser apreciado e entendido. Uma festa de criatividade e empenho de muitas comunidades. Onde profissionais e voluntários de diversas profissões trabalham para levar carros e fantasias para a avenida.  E claro, a disputa, gera rixas, brigas e muito “babado”. Entretanto, sem confusão ou tumulto para a sociedade. Apenas com a vitória de um povo que pode assistir, em camarotes, mesas e arquibancadas a MÁGICA DO CARNAVAL!

As Ligas também organizam os chamados ensaios técnicos, que é o momento em que as agremiações podem ir ao Sambão do Povo para fazer uma “prévia” do que será o desfile. Nesse momento são feitas coreografias, é estimulado que os foliões aprendam o samba enredo, são mostradas algumas surpresas e os integrantes capricham nas produções. Assim, encerro o post de hoje, com as datas dos ensaios técnicos das escolas de Grupo Especial que acontecerão em Janeiro! Obrigada antigos e novos amantes do carnaval, até o próximo post!

25497994_1146291018840646_6968493636713509888_n

Marina Zanchetta
Marina Zanchetta
Marina Zanchetta é pedagoga, poetisa e compositora de samba enredo. Amante do carnaval, participou como foliã, integrante de harmonia, ala coreografada, ala de baianas, além de voluntária em barracão de fantasias e carros alegóricos. Atualmente é Mestre de Cerimônia de casais de mestre-sala e porta-bandeira.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas