Dólar Em baixa
5,016
29 de março de 2024
sexta-feira, 29 de março de 2024

Vitória
29ºC

Dólar Em baixa
5,016

Sistema que será usado nas eleições passa por fase de teste em Vitória

TRE-ESProfissionais de tecnologia da informação dos Tribunais Regionais Eleitorais (TRE) de nove estados estão reunidos para o Teste em Campo Regional dos Sistemas Eleitorais de Totalização e Ecossistema da Urna 2018 – polo Espírito Santo, onde está sendo testado o Software que será usado no dia das eleições. Além do Espirito Santo, o Rio Grande do Norte e o Pará também realizam o teste em campo.

O TRE-ES disponibiliza o espaço para que, além do Espirito Santo, os profissionais do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul e Goiás passem uma semana testando todo o processo de votação, desde a urna eletrônica aos aplicativos que apresentam os resultados da votação em tempo real. Esse processo iniciou-se na segunda-feira (23) e vai até a próxima sexta-feira (27).

O secretario de tecnologia da informação do TRE-ES, Danilo Marchiori, conta que “o Espírito Santo é tradicionalmente uma sede desse evento e nós estamos recebendo aqui colegas da região Sul e sudeste do Brasil e alguns estados da região Centro-Oeste.”
Marchiori explica um pouco mais sobre esse processo “O teste em campo dos sistemas eleitorais é um evento que vai cobrir desde a preparação da urna eletrônica, passando pela totalização, até a divulgação dos resultados. É realmente um pente fino no sistema para saber se está funcionando de forma correta, vendo se não há nenhum problema até mesmo de segurança. O Tribunal Superior Eleitoral desenvolve os sistemas e eles são testados pelos técnicos de cada TRE”.

Ele destaca também que eles antecipam várias situações para que não ocorram surpresas no momento das votações “é claro que nós testamos combinações, por exemplo, existem vários modelos de urnas, de cartões de memórias e de marcas de computadores, ou seja, aqui nós tentamos fazer uma mescla para testar todas as situações possíveis evitando surpresa no dia da eleição, o que a gente menos quer no dia das eleições é surpresa, então tudo que a gente puder antecipar e testar antes, a gente faz”.

O secretário conta também que será liberado um aplicativo para smartphones, onde o eleitor poderá acompanhar, em tempo real, os resultados das eleições “Nós estamos testando as versões finais desse aplicativo, e em setembro o Tribunal Superior Eleitoral vai colocar nas lojas, tanto para iOS quanto pra Android, e as pessoas certamente vão baixar e poderão acompanhar em tempo real , no seu celular, a divulgação das eleições. A pessoa vai poder escolher o cargo ou um candidato especifico e irá visualizar a porcentagem de cada um em tempo real, e na hora que terminar a totalização ele já vai saber ali, no seu celular, quem são os eleitos, quem são os suplentes etc”.

Por Lizandra Amario

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas