Foto: Thais Rossi
Foto: Thais Rossi

Começa a funcionar na quinta-feira (22) o aplicativo para consultar horários dos ônibus do transcol. Desenvolvido pelo Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Espírito Santo (Prodest), ele vai ficar em fase de testes de 30 a 60 dias para possíveis ajustes. A expectativa é que esteja disponível para ser baixado nos aparelhos android por meio do aplicativo ES na Palma da Mão em até quatro dias.

Segundo o presidente da Companhia de Transportes Urbanos da Grande Vitória (Ceturb), Alex Mariano, além de consultar o horário dos ônibus, o usuário terá acesso a pontos disponíveis próximos e também poderá ter uma estimativa do tempo de viagem. “Teremos três caminhos: ele digita onde está a rua, o melhor itinerário, referencia o ponto, além de o colocar como favorito para embarque e desembarque, o que facilita o acesso ao ônibus”.

Ainda segundo ele, a ideia é aprimorar o sistema para deficientes visuais, e transforma-lo num auxiliador em caso de roubo do aparelho. Será criado um banco de cadastro com o número de identificação do celular, a ferramenta vai resgatar e anular o celular no banco de dados, desestimulando as ações criminosas. “Não está pronto, mas estamos verificando junto a Prodest. Após esse produto consolidado, entregaremos esse produto à sociedade em seis meses”.

Outro diferencial são as cores para indicar assertividades e atrasos. Se ficar verde, é porque está dentro do tempo esperado; a cor amarela indica um atraso entre cinco e quinze minutos; vermelho um atraso em mais de dezesseis minutos; já o cinza indica que a viagem não se iniciou ou que o rastreador está com dificuldades.

O presidente da Prodest, Renzo Colnago, explicou que o sistema estará disponível para aparelhos Iphone em até duas semanas. Entre outros objetivos estão agregar mais de 20 serviços ao aplicativo, além de que ele funcione sem usar a internet do celular, mas isso ainda esta em fase de estudo com as operadoras de telefonia.

O Sistema Transcol conta hoje com 1500 ônibus, que fazem cerca de 13 mil viagens por dia. Para que o aplicativo fosse possível, foram georeferenciados 5240 pontos em toda a Grande Vitória durante um ano: 290 em Vitória, 445 em Viana, 1098 em Vila Velha, 1514 em Cariacica, e outros 1893 na Serra. O link para teste pode ser acessado pelo endereço: https://bit.ly/espm-beta. Basta ter acesso, basta fornecer login e senha.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *