Dólar Em alta
5,016
29 de março de 2024
sexta-feira, 29 de março de 2024

Vitória
23ºC

Dólar Em alta
5,016

Sindicatos organizam greve geral para dia 11 de novembro

Por Hanna Carolina

manifestacao_vigilantes___dayana_souza__4__min_dd-28446Uma greve geral está sendo organizada pelo os Sindicatos públicos e privados junto com a frente Brasil Popular e com movimentos sociais. A previsão é que no dia 11 de novembro, todos os trabalhadores do país parem seus serviços. Essa união é uma manifestação contra a reforma da previdência, a reforma trabalhista, a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 241, a reforma do ensino médio. No Espírito Santo, o local onde será a concentração para a manifestação, ainda não foi definido.
O Sindicado dos Trabalhadores em Escola Publica do Espírito Santo (Sindiupes), informou que inicialmente isso deve acontecer na Praça de Jucutuquara em Vitória, a partir das 8h, mas sem confirmação. “O única fato que está definido é que vamos parar. Ainda não tem nada definido sobre o local e o que será feito, se vamos para a rua ou ficar em casa. A rede pública municipal já decidiu por participar da greve. Já a estadual como envolve o Estado todo ainda não tem os detalhes confirmados. Mas no dia 11 o Sindiupes marcou uma assembléia para definir sua participação no movimento”, esclareceu a diretora administrativa do Sindiupes, Noêmia Simonassi.
Outro Sindicato que confirmou participação na greve geral, foi o dos Trabalhadores e Servidores Públicos do Estado do Espírito Santo (Sindipúblicos). A decisão foi tomada em uma assembléia geral realizada na tarde desta quinta-feira no Teatro Camélia em Vitória. “Primeiramente tínhamos marcado uma manifestação, mas devido ao tempo, ao calor, resolvemos não sair em caminhada e fizemos a assembléia. Uma alusão ao Dia do servidor Público, comemorado nesta sexta (28), foi o tema, uma forma de protestar contra o sucateamento do serviço público e a não recomposição da inflação dos últimos 10 anos”, advertiu Haylson de Oliveira, presidente do Sindipúblicos.
Manifestação de apoio a agricultura
O Sindipúblicos também participou de outra manifestação na manhã desta quinta-feira (27). Desta vez em apoio aos servidores do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper). Além das instituições, de acordo com Haylson de Oliveira, o ato foi conjunto dos movimentos sociais, representantes de índios, quilombolas, movimento sem terra e famílias de agricultores.
Eles protestaram em defesa da agricultura familiar, da assistência técnica, e da extensão rural. E também pelos cortes orçamentários e falta de investimento nesses setores e ainda a falta de condições de trabalho para os servidores do Incaper.
Os manifestantes se reuniram na sede do Incaper, em Bento Ferreira passaram pela Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), localizada no Forte São João e seguiram para o Palácio Anchieta. A manifestação aconteceu no período das 8h às 15h30 de forma pacífica.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas