Dólar Em baixa
5,201
19 de abril de 2024
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Vitória
25ºC

Dólar Em baixa
5,201

“Sindicato radicalizou”, afirma secretário de segurança sobre greve dos rodoviários

ponto de onibus transcolFechadas as garagens das empresas Unimar, Praia Sol, Metropolitano e demais. Resultado: Grande Vitória sem ônibus. É o movimento radicalizado, conforme classificou o secretário de estado de Segurança Pública, coronel Nylton Rodrigues, na manhã desta terça-feira (4). Segundo ele, a Polícia Militar está nas ruas, dentro e fora de terminais e próximos às garagens desde às 4 horas, quando começa o expediente da categoria. Mas os rodoviários decidiram cruzar os braços.

Todos os pontos de ônibus da Serra Sede estão lotados de passageiros. A viação Serrana informou que nenhum ônibus desta empresa saiu da garagem. No Ibes, em Vila Velha, o terminal também está fechado e a população está nas portas.

Nas ruas a população está sentindo. Os usuários de terminais, como de São Torquato, em Vila Velha, e Itacibá, em Cariacica, encontraram as portas fechadas. “Estou aqui desde às 6 horas e nada de ônibus. Como faço para ir trabalhar?”, questionou a doméstica Nilza Martins. O Sindirodoviários está descumprindo uma determinação da Justiça do Trabalho para que 50% esteja nas ruas constantemente e nos horários de pico – 7 às 9 e 17 às 20 horas – 70% estejam nas ruas.

Segundo o presidente do Sindirodoviários, José Carlos Sales, ele foi surpreendido pelo comportamento da categoria que, de acordo com ele, não está agindo com sua orientação. “Também fui pego de surpresa, porque a justiça mandou e eu orientei respeitar a determinação judicial”, afirmou.

Vídeos mostram o comportamento desde a madrugada, ainda nas garagens

O GVBus informou que foi pego de surpresa nesta madrugada. “Nem 10% dos ônibus saíram das garagens, o que comprometeu todo o sistema, e como consequência, o atendimento à população. Situação que deixa claro que a determinação judicial não está sendo cumprida pelo Sindirodoviários, que mais uma vez surpreende os passageiros, impedindo seu direito de ir e vir, e demonstra não ter nenhum respeito às decisões judiciais. Desde ontem as empresas entraram com uma petição de descumprimento da liminar expedida pela justiça, e o TRT-ES já está mediando a negociação, tanto que marcou uma reunião para amanhã, às 13h30. Por isso, não há motivos para essa radicalização”.

A sindicato das empresas garante que desde o início se colocou à disposição dos trabalhadores para discutir uma proposta coerente com a realidade. “Inclusive, não medimos esforços para aumentar a oferta de reajuste inicial. Lamentamos mais uma vez a posição do Sindirodoviários e esperamos que em breve esse impasse seja resolvido”, informou por nota.

A greve foi definida na última semana e os motoristas e cobradores suspenderam as atividades porque os patrões não aceitaram o percentual de reajuste salarial pedido pela categoria – 4%.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas