Dólar Em baixa
5,148
24 de abril de 2024
quarta-feira, 24 de abril de 2024

Vitória
24ºC

Dólar Em baixa
5,148

Show Moxuara  no Teatro Sesc Glória na sexta (26)

moxuara (13)O Grupo Moxuara estará na próxima sexta-feira (26), às 20h, no Teatro do Sesc Glória, para mais um show, onde levará suas canções e poesias para seu público.

O Moxuara está ainda nas comemorações de seus 25 anos de estrada e agora lança um vinil do “Quarto Crescente”, primeiro e grande sucesso do grupo.

Formado por Flávio Vezzoni, Fernando Faé, Heverton Macapá e Paulinho, vem trilhando a estrada com sucessos que marcaram sua carreira e que encantam o público que acompanha o grupo, como “Remendos e embornal”, “Que fim levaram todas as flores”, “Acontecência” e “Aventura”.

O lema permanente, desde os primeiros dias de atividades do Grupo Moxuara, é a tentativa de prover elos entre a tradição e a modernidade para valorizar, divulgar e popularizar uma música que retrate a alma do povo brasileiro e reproduza todo o encantamento das cidades do interior. Por este caminho, o Grupo Moxuara vem democratizando o acesso das pessoas de várias idades e de diversos segmentos socioculturais a uma instigante trilha sonoro musical repleta de nuances e detalhes, por meio de belos arranjos vocais e instrumentais que passeiam entre o campo e a cidade, tendo assim melodias de viola caipira, marcadas pelo ritmo e pelos efeitos percussivos dos tambores de congo e congada, mais a junção entre a música de raiz andina boliviana e os ritmos brasileiros. Estão presentes no repertório, também, influências
das vertentes popular, erudita e regional e ritmos afro-brasileiros.

A utilização de instrumentos alternativos e expressões regionais da linguagem popular, enriquecidos por temas que trafegam entre o rural e o urbano, ressaltam a verve regionalista e o Moxuara protagoniza, então, uma musicalidade que extrapola exigências de mercado e encanta públicos de qualquer idade ou origem, mostrando uma visão artística que se funde com mensagens alusivas à preservação da vida. Em sua trajetória, o Grupo Moxuara já participou de vários festivais e programas de televisão como o Arrumação, de Saulo Laranjeira (TV Alterosa, em Belo Horizonte) e Sr. Brasil, de Rolando Boldrin (TV Cultura, São Paulo); realizou mais de 500 shows e tem seis álbuns e um DVD gravados. Dividiu palcos com Xangai, Pereira da Viola, Geraldo Azevedo, Décio Marques, Sergio Souto, Milton Nascimento, Chico Lobo, Saulo Laranjeira, entre outros, além de abrir shows de cantores consagrados entre os quais Alceu Valença, Zélia Duncan e Zeca Baleiro.

A discografia começa com Quarto Crescente, lançado em 1996, álbum que insere efetivamente o grupo no cenário cultural brasileiro, trazendo em suas canções toda a beleza da natureza cantada em versos. Pontos e Nós (1999) declara o amor do Grupo à cultura popular brasileira e fala da cidade e da vida urbana com suas relações intrínsecas com o homem do campo. Fruto do programa Musiculturarte, em 2002 surge o CD-livro com o mesmo nome, lançado com vozes e ilustrações de 150 crianças das escolas envolvidas no projeto. Em 2003, depois de tanto semear, chegou o Tempo de Colher, reunindo melodias e arranjos que ornamentam os temas sociais e provam que é possível se urbanizar sem comprometer raízes e amadurecer sem perder a identidade. Em 2006, na homenagem aos cem anos do Porto de Vitória (ES), o Grupo lançou a primeira coletânea, em cujas faixas enfoca  mar das águas e do amor. Em 2008, em parceria com violeiros de São Paulo, Minas Gerais e Paraná integra Violando Fronteiras. Em 2012, saiu Aventura, seguido em 2013 pelo primeiro DVD, com o mesmo título.

O título do último trabalho leva o ouvinte a uma “Aventura” musical sonora e repleta de nuances, que vão desde o formato pop da música que dá nome ao CD, até às mais distantes lembranças da musicalidade brasileira, com a regravação de Folia de Reis, de Arnold Rodrigues e Chico Anísio, “Acontecência” de Claudio Nucci e ‘’Flor D’água’’, de Waltinho e Roberto Andrade (Banda de Pau e Corda), além é claro, das composições do próprio grupo, com o estilo já conhecido pelo público. O CD “Aventura” traz melodias de viola caipira, marcadas pelo ritmo e pelos efeitos percussivos dos tambores de congo e congada, de mar abaixo, com destaque para a música “La Tierra de los sueños”, de Flávio Vezzoni, onde acontece a junção entre a música de raiz andina boliviana e os ritmos brasileiros.

Esse ano o grupo recebeu uma homenagem na Assembleia Legislativa do ES pela sua importância na história da música capixaba e em 2015 recebeu o Prêmio “Grão da Música”, em São Paulo, onde também participou da coletânea, juntamente com outros artistas de todo Brasil. Escolas municipais de Cariacica utilizam das letras das suas músicas em trabalhos e pesquisas escolares, engrandecendo ainda mais o projeto e levando para adolescentes a poesia de Flávio Vezzoni.

Em 2016 fez o show em comemoração aos 25 anos no Teatro Sesc Glória com casa lotada, sendo o grupo com mais público no teatro durante todo o ano.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas