vacinaO verão está chegando e no período de férias muitas pessoas viajam para outros estados do Brasil e também para o exterior. Além disso, o Espírito Santo recebe muitos turistas.

Por isso, devido à identificação de casos confirmados de sarampo em 11 estados brasileiros e com o objetivo de manter o Espírito Santo livre da circulação do vírus do sarampo, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) alerta para manter a caderneta de vacinação atualizada.

Devido ao aumento no fluxo de pessoas nos shoppings, para as compras de Natal, no próximo final de semana, os municípios de Cariacica, Vila Velha e Serra farão uma ação conjunta de vacinação contra o sarampo.

A ação conta com apoio da Sesa e faz parte da programação do Plano Verão de Enfrentamento do Sarampo e terá como público-alvo pessoas de 1 a 49 anos de idades.

Não há registro de casos confirmados de sarampo no Espírito Santo, nos últimos cinco anos.  No Brasil, de acordo com o último boletim epidemiológico do Ministério da Saúde, já foram confirmados, neste ano, 10.262 casos de sarampo, com 12 óbitos.

Sarampo

O sarampo é uma doença infecciosa e contagiosa, podendo evoluir com complicações e óbitos, principalmente em crianças desnutridas e menores de 1 ano de idade.

Para proteção contra o sarampo deve ser feita a vacina tríplice viral (contra o sarampo, caxumba e rubéola) em crianças com 1 ano de idade e a vacina tetra viral (contra o sarampo, caxumba, rubéola e varicela) aos 15 meses de idade.

Conforme o Calendário Nacional de Vacinação, as pessoas de 1 ano a 49 anos devem se vacinar contra o sarampo, sendo que, de 1 a 29 anos é preciso ter duas doses da vacina tríplice viral e de 30 a 49 anos, uma dose da vacina tríplice viral é o suficiente. “A pessoa que não é vacinada com a tríplice viral ou está com o esquema vacinal incompleto deve procurar um serviço de vacinação para completar a caderneta de vacinação e garantir a sua proteção e a dos seus familiares”, disse a coordenadora do Programa Estadual de Imunização, Danielle Grillo.

Programação

Cariacica:

Data: 22/12 (sábado)

Horário: 10h às 21h30

Local: Shopping Moxuara – Avenida Mario Gurgel, 5353 – São Francisco

Vila Velha:

Data: 22/12 (sábado) e 23/12 (domingo)

Horário: 10h às 21h

Local: Shopping Boulevard – Av. Jones dos Santos Neves, 5000 – Itaparica

Data: 22/12 (sábado) e 23/12 (domingo)

Horário: 10h às 22h

Local: Shopping Praia da Costa – Av. Dr. Olívio Lira, 353 – Praia da Costa

Serra:

Data: 22/12 (sábado)

Horário: 10h às 21h

Local: Shopping Montserrat – Avenida Eldes Scherrer Souza, 2162 – Colina de Laranjeiras

*É importante levar a caderneta de vacinação. Caso não tenha a caderneta, deve levar o documento de identificação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *