Dólar Em alta
5,016
28 de março de 2024
quinta-feira, 28 de março de 2024

Vitória
25ºC

Dólar Em alta
5,016

Sexta-feira 13: você tem superstição? Na dúvida, muito cuidado!

Leonardo Ribeiro – [email protected]

Esta sexta-feira é 13! Um dia que é recebido por muitas pessoas com certo cuidado. Há quem diga que é dia de sorte, outros temem o azar. A crença mais popular de que sexta-feira traz azar tem origem cristã. De acordo com o livro ?Guia dos Curiosos?, Jesus Cristo foi crucificado em uma sexta-feira e, durante a última ceia, havia 13 pessoas à mesa, sendo ele e os doze apóstolos.
Outras duas versões, mais que antiga que a anterior, vem da mitologia nórdica. Na primeira, Loki, espírito do mal e da discórdia apareceu de penetra em um banquete que reunia 12 deuses convidados. Loko armou uma briga que terminou com a morte de Balder, o favorito dos deuses. Com isso, veio a crença de que convidar 13 pessoas para um jantar pode não dar certo.
A segunda lenda conta que Friga era a deusa do amor e da beleza. Seu nome deu origem à palavra friadagr, que significa sexta-feira. Friga começou a significar bruxa quando as tribos nórdicas e alemãs se converteram ao cristianismo. Como vingança, a deusa passou a reunir em todas as sextas 11 bruxas e o demônio, para rogar praga aos humanos.
O biólogo de 49 anos Emerson Carvalho diz não acreditar no azar da sexta-feira 13, que não é supersticioso, mas não abre mão de consultar o horóscopo. Do signo de Touro, ele conta que lê frequentemente as previsões do horóscopo. ?Mas só algumas coisas batem?, pondera. Conta também que o número que eventualmente aparece na sua vida é o 56. ?Números de matrículas em empresas que trabalhei e até no meu CPF tem o 56?.
Martha Martinelli, de 62 anos, é a antítese do biólogo. Seguindo uma tradição de família, como a mãe, ela diz odiar sexta-feira 13. Também não passa em baixo de escadas e evita contato com gatos e galinhas pretos. ?Até cerca de arame eu evito. Também dá azar?, jura. Ele já decidiu: ?Não vou colocar o pé na rua. Tudo pode dar errado?.
Martha não gosta do algarismo 13, mas se apega ao 12. ?É um número que sempre esteve na minha vida. Na última vez, ganhei uma bicicleta em um sorteio e o número do meu cupom era 12?, lembra. A supersticiosa diz que há anos ia a ciganos, mas hoje não acredita neles. ?Quando eu era jovem, fui a uma cartomante e ela previu que eu iria ganhar na loteria, acredita??, ri a aposentada.
Flávia Chagas, servidora pública de 37 anos não acredita no medo que gira em torno da sexta-feira 13, mas é supersticiosa e gosta do número sete. ?Herdei isso do meu pai, que também gostava muito?, diz. Assim também é Andressa Veríssimo. ?Uso branco no Reveillon, mas só por costume?, garante a balconista de 29 anos. ?Mas não é só por isso. A roupa também tem que fica bonita em mim?, ela brinca.
Todo mês iniciado em domingo de dia 1º tem a sua sexta-feira 13 (o que geralmente acontece pelo menos uma vez ao ano).

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas