Dólar Em alta
5,015
28 de março de 2024
quinta-feira, 28 de março de 2024

Vitória
26ºC

Dólar Em alta
5,015

Setor de oncologia do Hospital Infantil de Vitória pode ser transferido para o HPM em novembro

O setor de oncologia do Hospital Infantil de Vitória pode ser transferido para o Hospital da Polícia Militar (HPM) em novembro deste ano. O anuncio foi feito na manhã desta sexta-feira (19) pelo Secretário de Saúde do Estado, Ricardo de Oliveira, em uma visita ao local, junto com a Associação Capixaba Contra o Câncer Infantil (ACACCI) e Defensoria Pública do ES.

“Nós vamos abrir o Pronto Socorro no começo de julho e também já vamos iniciar a obra para trazer a oncologia para o andar de baixo do HPM, já separamos um espaço para esse setor também. Nosso calendário aqui é que uma vez estabelecido a primeira parte que é o pronto socorro, a segunda parte da ocupação desse prédio, que é a oncologia pediátrica, no máximo em 120 dias a gente consiga fazer isso”, afirmou o secretário.

Nos últimos dias, várias denúncias de mães e imagens mostraram crianças recebendo tratamento oncológico em locais inadequados por falta de leitos. As mães denunciam que as quimioterapias chegam a atrasar até 30 dias, o que coloca em risco a vida do paciente. Há ainda relato de uma família de Marataízes, Sul do Estado, “morando” dentro de uma caminhonete para acompanhar de perto o tratamento de um dos filhos.

De acordo com o Secretário, a mudança do local para o atendimento vai humanizar e melhorar o tratamento e os cuidados com os pacientes. Ele frisa que a obra começou desde dezembro de 2016 e que vai ser entregue até o início do segundo semestre deste ano.

“Com a vinda do Hospital Infantil para o HPM e com a vinda do setor de oncologia, você consegue abrir espaço lá em cima, para que os outros programas, lá importante também, possam crescer em termo de apoio de crescimento de leito. Por isso que nós vamos iniciar uma obra lá também”, afirma.

O defensor público, Renzo Gamas Soares, concorda que a mudança irá humanizar o atendimento. Segundo ele, o secretário de saúde assegurou na audiência que aconteceu nesta quinta (18), que o pronto socorro será inaugurado com boa estrutura de equipamento e de funcionários.

“Realmente lá o principal gargalo é o pronto socorro, não o único, mas o principal. A defensoria está muito preocupada é com o aumento do número de leitos, que também vai precisar o aumento do pessoal, de médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem. Então a gente está acompanhando isso. Esperamos que com essa mudança, esse problema acabe sendo resolvido, ou minimizado substancialmente”, afirma Soares.

O presidente administrativo a Accaci, Robson Melo, o papel da associação é mobilizar a sociedade. De acordo com ele, respostas de curto prazo, necessárias e boas notícias já estão sendo percebidas. E outras notícias de médio prazo e de longo prazo estão sendo esperadas. “O curto prazo, o Secretário foi bem claro em informar que o Pronto Socorro vem para cá. O médio prazo vem a oncologia, que é o nosso objeto de maior atenção quanto Acacci. Mas também tem o hospital como um todo, que quer dizer outras clinicas, muitas aliás, que tem que estar juntas no atendimento dessas crianças”, afirma.

Pronto Socorro

Ao todo, o pronto-socorro terá 111 leitos, sendo 22 para os atendimentos de pronto-socorro e emergência, oito leitos de tratamento intensivo pediátrico, seis de cuidado semi-intensivo pediátrico e 75 de enfermaria.

O espaço tem 888,32 m² e contará com seis consultórios (dois de ortopedia e quatro de pediatria geral); quatro salas de observação; duas salas cirúrgicas; uma sala de pequenas cirurgias; uma sala de medicação; uma sala de curativos; uma sala de punção; uma sala de estabilização e uma sala de gesso.

A estrutura também dispõe de uma recepção e duas salas para acolhimento e classificação de risco, além de banheiros masculinos e femininos, ambos adaptados para cadeirantes.

Com a transferência do pronto-socorro para Bento Ferreira, a estrutura que funciona em Santa Lúcia servirá de retaguarda para a urgência e emergência do Hospital Infantil de Vitória. O local onde atualmente funciona o pronto-socorro passará por obras de reforma e ampliação que possibilitarão aumentar a oferta de atendimentos oncológicos e de alta complexidade.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas