O setor de franquias não para de crescer. Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o segmento já faturou R$ 40,7 bilhões no segundo trimestre de 2018, uma alta de 8,4% frente ao mesmo período do ano passado. A região brasileira que se destacou foi a região sudeste, com 56,8% do faturamento total.
Aproveitando esse cenário positivo, pelo menos três franquias estão com planos de expansão para o Espírito Santo. Os franqueadores entendem que a economia local está aquecida, com potencial para diversos setores como Saúde, Serviços e Beleza, e com oportunidades para gerar novos empregos e negócios.
OrthoDontic
A OrthoDontic segue firme em seu plano de expansão e planeja chegar a 230 unidades até o finalde 2018. O Espírito Santo é de extrema importância pelo seu potencial de crescimento no setor de saúde e, nesse sentido, a previsão é que sejam investidos cerca de R$ 7 milhões para a abertura de 14 novas clínicas, além das quatro que já estão em operação e implantação no Estado. Além disso, a franqueadora está promovendo ações em municípios para apresentar seu modelo de negócio com investimento a partir de R$ 360 mil.
A OrthoDontic é pioneira ao implantar há 16 anos o sistema de franquias no segmento de ortodontia e uma das líderes no setor saúde, beleza e bem-estar, setor de maior crescimento de faturamento em 2017, cerca de 12,1%, segundo levantamento da Associação Brasileira de Franchising (ABF). Acima de todos os índices, a rede fechou o último ano com alta de 40% em faturamento em relação a 2016. Já neste primeiro semestre, a rede de franquias comemora um marco importante: ultrapassou a marca de 200 unidades em todo o Brasil, com presença em 17 Estados.
Emagrecentro
A rede de franquia Emagrecentro, centro especializado em emagrecimento e estética, inaugurou 15 novos pontos no segundo trimestre do ano no País, abrindo em média uma unidade por semana. Atualmente, a Emagrecentro tem duas unidades no Espírito Santo: uma em Vila Velha e outro ponto recém-inaugurado na Serra. Até o fim deste ano, a marca prevê abrir mais duas unidades, em Cariacica e Vitória.
Os planos de expansão da rede também são fortes em todo o País. Outros Estados onde a marca conquistou capilaridade foram Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo e Minas Gerais, registrando um crescimento de faturamento de 65%no segundo trimestre de 2018, comparando com o mesmo período de 2017.
Casa do Construtor
A Casa do Construtor é uma rede especializada na locação de equipamentos para construção civil e soluções para o dia a dia. Há 26 anos no mercado, possui atualmente 251 unidades em operação no País. No Espírito Santo, a franqueadora possui 9 unidades em funcionamento e um plano de expansão já definido: mais três unidades.
De acordo com Fábio Spina, diretor de operações, as cidades de Vitória, Guarapari e Colatina devem ser contempladas em 2019 com o crescimento local da rede. Expansão de conversão de bandeiras, ou seja, quando uma loja já consolidada troca a bandeira própria por uma marca conhecida, também é uma estratégia da Casa do Construtor para cidades Capixabas. “A cidade de Nova Venécia é o nosso alvo no Espírito Santo. Temos estudado a região com cautela e observamos comércios com grandes potenciais para conversão. Em 2019 esse será um dos nosso focos”, afirma Spina.