Dólar Em baixa
5,243
18 de abril de 2024
quinta-feira, 18 de abril de 2024

Vitória
21ºC

Dólar Em baixa
5,243

Sete meses após o fechamento, prazo para entrega do Terminal de Itaparica é incerto

terminal de itaparica1Por Ana Luiza Andrade

Passados quase sete meses após o fechamento, o Terminal de Itaparica segue sempre prazo certo para ser entregue.

Por um lado, a vereadora de Vila Velha, Tia Nilma, afirma que o governador do estado, Renato Casagrande, garantiu a entrega do terminal entre 90 e 120 dias. Os dois se reuniram na tarde desta quarta-feira (6) e falaram sobre o assunto.

“O governador disse que em 90 a 120 dias tudo estaria pronto. E eu acredito na competência e no cumprimento da palavra dele, pois conheço o seu trabalho e acredito no que ele tem apresentado à população”.

De acordo com a vereadora, o ex-governador do estado, Paulo Hartung, determinou a demolição do Terminal. No entanto, isso não será feito porque a estrutura não está comprometida.

“Após a nova gestão, foi feito um estudo de que a obra poderia ser reaproveitada com uma nova cobertura, o que foi apresentado pelo governador Casagrande”.

Ainda segundo a vereadora, a população está sofrendo com o Terminal de Itaparica fechado. “Esse é um problema que afeta a maioria da população, pois a Grande Vitória, em sua maioria é usuária do Transcol. A região 5, em Vila Velha, foi a mais prejudicada. Eu tive que intervir junto a Seturb para a mudança de horários e cobrar atrasos, por exemplo. Quem ia por Itaparica agora tem que pegar ônibus para os terminais de Vila Velha e Ibes para pegar outro ônibus e enfim conseguirem trabalhar”.

A reportagem do ESHOJE procurou Renato Casagrande para falar sobre o assunto. No entanto, ele afirmou que apenas o Instituto de Obras Públicas do Espírito Santo (IOPES) se pronunciará sobre o assunto.

Iopes

Procuramos, dessa forma, o diretor geral do Instituto de Obras Públicas do Espírito Santo (IOPES), Luiz Cesar Maretto Coura, que afirmou não ser possível dar um prazo exato de quanto o Terminal de Itaparica será entregue reformado e vai reabrir.

Segundo ele, um novo material de lona está sendo avaliado para a cobertura do Terminal. A obra terá prazo de 120 dias após contratação de uma empresa – que levará de 30 a 40 dias -, para ser executada.

“Por isso, não podemos dar um prazo concreto, pois muitos andamentos podem envolver mais tempo. Porém, estamos trabalhando para que a obra tenha o andamento mais rápido e que com um resultado eficiente”.

Segundo o diretor do IOPES, a primeira premissa é que a empresa deve avaliar a cobertura mais leve possível. “Que ela tenha uma instalação mais rápida, que sejam usados os mesmos pilares que já estão lá, e que nenhuma sustentação seja alterada. Para isso, foi feito um estudo para instalação de lonas tensionadas”, disse.

O Terminal de Itaparica, em Vila Velha, está interditado desde julho de 2018 para reforma. Os problemas na estrutura começaram em 2013, quando fortes ventos derrubaram a cobertura do terminal. Em 2015, marquises que apresentavam risco de queda foram removidas e estudos sobre os problemas na estrutura tiveram início.

Leitão da Silva

O diretor geral do IOPES disse também que o governo trabalha para concluir os trabalhos na Av. Leitão da Silva. A obra, que teve um investimento de 42 milhões, já dura, pelo menos, quatro anos.  “Até dezembro foram pagos 12 milhões, que se trata de apenas 25% da obra. Estamos aguardando o que falta para concluir os 75% restantes. Nós temos trabalhando muito, e diariamente estou acompanhando todo o processo da obra”, afirmou.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas