Dólar Em baixa
5,204
20 de abril de 2024
sábado, 20 de abril de 2024

Vitória
25ºC

Dólar Em baixa
5,204

Sesa estuda possibilidade de transferir setor oncológico do Infantil de Vitória para o HPM

hospinfantil13082-39451A Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo (SESA) estuda a possibilidade, sem prazo definido, de transferir o setor de oncologia para o  para o Hospital da Polícia Militar (HPM), onde funcionava o São Lucas. Em julho será feita a transferência do Pronto-Socorro do Infantil de Vitória para O HPM. Na tarde desta quinta-feira, a Secretária participou de audiência de mediação com o Ministério Público do Espírito Santo (MPES).

O MPES pediu à Secretaria que apresentasse soluções imediatas para as denúncias de superlotação no Infantil, entre elas no setor de oncologia. Ficou acordado que até a transferência do Pronto Atendimento do Infantil, o atendimento no setor oncológico permanece o mesmo por falta de estrutura.

A audiência ocorreu no âmbito de um processo do ano 2011, na 1ª Vara Civil da Fazenda, no Fórum Muniz Freire, centro de Vitória, mediada pelo juiz Felipe Orga. Participaram a promotora de saúde, Inez Taddei, e o secretário de saúde, Ricardo de Oliveira.

O MPES ajuizou pelo menos quatro ações envolvendo o Hospital Infantil por más condições de tratamento, funcionamento e falta de médicos.

Nos últimos dias, relatos de mães e imagens mostraram crianças recebendo tratamento oncológico em locais inadequados por falta de leitos. As mães denunciam que as quimioterapias chegam a atrasar até 30 dias, o que coloca em risco a vida do paciente. Há ainda relato de uma família de Marataízes, Sul do Estado, “morando” dentro de uma caminhonete para acompanhar de perto o tratamento de um dos filhos.

Na manhã de sexta-feira (19), a Sesa, Associação Capixaba Contra o Câncer Infantil (ACACCI) e Defensoria Pública do ES visitam o Hospital da Polícia Militar, local que receberá o PA do Infantil de Vitória.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas