Dólar Em alta
5,132
24 de abril de 2024
quarta-feira, 24 de abril de 2024

Vitória
23ºC

Dólar Em alta
5,132

Sesa estuda ações para reduzir violência no trânsito

samu192_110111_048_jpg-2952-5140aceb52e85
Além de receber toda a carga dos acidentes automobilísticos em seus hospitais, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), passará, a partir desta semana, a compor um grupo interinstitucional para estudar e propor estratégias a fim de prevenir a violência nas estradas. A equipe técnica terá a participação de demais órgãos estaduais e do município de Vitória e será formada durante um ciclo de reuniões, nesta quarta (13) e quinta-feira (14).

O encontro será conduzido por consultores do Ministério da Saúde (MS) e significará o início do funcionamento do ‘Projeto Vida no Trânsito’, iniciativa com origem na Organização Mundial da Saúde (OMS), e que atualmente está presente em todas as capitais do Brasil. Nesse primeiro momento, o grupo focará nas melhorias que podem ser promovidas para diminuir óbitos e lesões advindas de acidentes no trânsito em Vitória.

Segundo a referência técnica da Sesa envolvida no Projeto, Maria Cirlene Caser, os óbitos por causas externas no mundo mudam o perfil de mortalidade da população radicalmente. “Aqui no Espírito Santo, as causas externas – que incluem os acidentes, entre outros fatores – aparecem em segundo lugar nas estatísticas. Então, formaremos esse grupo para pensar ações de prevenção de lesões e mortes no trânsito”, destaca.

Neste momento, o alvo da iniciativa será o município de Vitória, que recebeu R$ 125 mil para estimular as ações – o MS repassou R$ 250mil para a Sesa. “A ideia é trabalhar a intersetorialidade. Inicialmente, vamos reunir todos os bancos de dados, da Saúde, Polícias, Samu 192, hospitais e identificar onde ocorrem as mortes e acidentes graves e, depois, quais são os fatores de risco – se foi a estrada, o uso de drogas ou a falta de equipamentos de segurança”, exemplifica.

A partir daí, serão feitas propostas em conjunto com os demais órgãos. “Queremos estabelecer estratégias para intervenção no sentido de reduzir as mortes no trânsito. Essas intervenções podem variar. Em estados pilotos, elas tiveram caráter punitivo, como implantação de radares e sinais de trânsito, ou de educativo, como intensificação de projetos do Madrugada Viva. Isso será posto em prática assim que identificarmos os fatores de risco.

Projeto

O ‘Projeto Vida no Trânsito’ tem origem em uma ação mundial coordenada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para estimular dez países, entre eles o Brasil, a reduzirem as altas taxas de mortalidade causadas pelo trânsito – os demais são Rússia, Turquia, China, Egito, Índia, Camboja, Quênia, México e Vietnã. Metade dos óbitos que ocorre nas estradas do mundo está concentrada nesses países.

Os demais órgãos participantes do ‘Projeto Vida no Trânsito’ são a Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Trânsito, Departamento Estadual de Trânsito (Detran|ES), Polícia Civil (PC), Polícia Militar (PM), Centro Integrado Operacional de Defesa Social (Ciodes), Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), entre outros.

 

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas