Dólar Em baixa
5,204
20 de abril de 2024
sábado, 20 de abril de 2024

Vitória
23ºC

Dólar Em baixa
5,204

Sesa emite alerta após três óbitos suspeitos de dengue e febre amarela

Atenção, capixabas, o mosquitinho perigoso está de volta. O alerta é da Secretaria de Estado da Saúde, após a ocorrência de três mortes por suspeita de dengue e febre amarela no Espírito Santo num intervalo de sete dias. Segundo um comunicado emitido às prefeituras, “Lembramos que estamos no início do período em que ocorre o aumento de casos de doença febril hemorrágica, e que podemos ter o retorno da circulação do vírus da febre amarela”.

O comunicado diz: “Informamos a ocorrência de três óbitos suspeitos de dengue e febre amarela nos últimos sete dias em nosso estado e com clínica de febre e sangramentos digestivos. Os casos são investigados e, logo que houver conclusão dos resultados laboratoriais, será emitido um novo comunicado. Lembramos que estamos no início do período em que ocorre o aumento de casos de doença febril hemorrágica, e que podemos ter o retorno da circulação do vírus da febre amarela (a nossa cobertura vacinal não está ótima), assim como a recirculação do vírus DEN-2, vírus com grande virulência e potencial para aumentar a gravidade dos casos, o número de internações e a ocorrência de óbitos”.

O Estado quer que todos os setores envolvidos na assistência aos doentes (urgência e emergência), na regulação de vagas, na remoção, setores ligados à notificação e investigação dos casos suspeitos de dengue e febre Amarela, tenham tenção redobrada em casos semelhantes, informando imediatamente à vigilância epidemiológica da Sesa.

Segundo boletim semanal da Sesa, divulgado em 21 de dezembro, de janeiro até a primeira quinzena de dezembro foram registrados no Espírito Santo 11.406 casos de dengue, sendo 288 são casos graves e nove são óbitos confirmados. No mesmo período morreram uma morte por Chikungunya em 1.473 casos e outros 516 casos de infecção pelo zika vírus.

O Brasil não registrava casos da doença desde junho, quando foi confirmado o último caso de febre amarela no Espírito Santo. Desde o início do surto, em 1º de dezembro do ano passado, até 1º de agosto deste ano, foram confirmados 777 casos e 261 mortes por febre amarela. Minas Gerais e ES lideram esse ranking negativo.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas