Dólar Em alta
5,132
23 de abril de 2024
terça-feira, 23 de abril de 2024

Vitória
24ºC

Dólar Em alta
5,132

Servidores públicos cruzam os braços por 24 horas na quarta-feira (19)

Leone Oliveira – [email protected]

Os servidores públicos estaduais anunciaram que vão paralisar as atividades por 24 horas, nesta quarta-feira (19), em resposta ao que a categoria classifica como descaso do Governo à pauta unificada encaminhada pelo Sindicato dos Servidores Públicos do Estado (Sindipúblicos). Entre as reivindicações estão 17 anos de congelamento do auxílio-alimentação, a ausência de uma data base para a reposição salarial e descontentamento com o plano de carreira.
Além da paralisação, a categoria vai se concentrar em frente ao Palácio da Fonte Grande, no Centro de Vitória, para uma assembléia geral, a partir das 8 horas. A expectativa é que 70% dos servidores façam adesão ao movimento. “Queremos ser recebidos por alguém de dentro do Palácio. A gente quer uma resposta, ou melhor, atendimento à pauta”, disse o diretor administrativo do Sindipúblicos, Haylson de Oliveira.
Segundo ele, caso o Governo não abra uma posição de diálogo com a classe, uma assembleia será convocado pelo sindicato para deliberar junto à categoria sobre greve geral do funcionalismo público capixaba.
Haylson diz que os servidores sofrem com a não definição de uma data base para que seja feita a reposição salarial da categoria – ele revela que, em 2012, foi realizada no mês de abril e, no ano passado, aconteceu em junho.
O diretor também ressalta que o Governo não tem feito a reposição integral da perda dos vencimentos, de acordo com a inflação.
Outro pleito é referente aos 17 anos de congelamento do auxílio-alimentação, que é de R$ 132 – para servidores que trabalham 30 horas semanais – e R$ 176 – para os de 40 horas. A categoria deseja o reajuste nesses valores, tendo como base o índice da inflação.
Por fim, os servidores públicos reivindicam a revisão e implantação dos planos de carreira, além da regulamentação do auxílio-creche e do adicional por insalubridade – este último destinado aos profissionais que exercem atividades nas quais se expõem à contaminações e outros perigos.
Com a paralisação todos os serviços envolvendo o funcionalismo público serão afetados, por exemplo, segurança, saúde, Departamento Estadual de Trânsito (Detran|ES), sistema penitenciário, entre outros.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas