Dólar Em alta
5,161
24 de abril de 2024
quarta-feira, 24 de abril de 2024

Vitória
32ºC

Dólar Em alta
5,161

Servidores de Linhares são treinados para combater mancha de óleo nas praias

Servidores de Linhares são treinados para combater mancha de óleo nas praiasApesar de ainda não haver registro da chegada da mancha de óleo no litoral Norte do Espírito Santo, a Prefeitura de Linhares, por meio de suas secretarias, e representantes do Corpo de Bombeiros, da Defesa Civil Estadual, da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), têm se mobilizado com ações de enfrentamento da crise.

E na manhã desta terça-feira (5), os servidores municipais, que atuarão na contenção da possível mancha de óleo e na limpeza das praias, receberam orientações quanto aos procedimentos no manejo do material, uso de equipamentos de segurança individuais, acondicionamento e destinação do material recolhido e segurança. As informações foram passadas aos servidores por membros do Sistema de Comando em Operações (SCO), tenente BM Scopel e Juliano Bassini – responsável pelas Operações do SCO.

“Estamos aqui para orientá-los quanto à utilização dos equipamentos de proteção individuais e coletivos, pois se trata de um óleo diferente do transportado para o Brasil e tóxico, porém, sem maiores informações de sua composição. Existem, por exemplo, vários casos de dermatite de contato devido à exposição sem proteção ao óleo, bem como a intoxicação por inalação de vapores orgânicos. Por isso, orientamos as equipes a estarem vigilantes quanto à aproximação de civis, sem autorização, nas áreas onde a mancha de óleo poderá chegar”, afirma o tenente BM Scopel.

Ao todo são 110 servidores designados para os trabalhos. Na manhã desta terça-feira (5), a primeira equipe recebeu as orientações no auditório da Faculdade de Ensino Superior de Linhares (Faceli). E nos próximos dias, uma nova equipe também se reunirá para a capacitação e possíveis esclarecimentos.

“Caso haja a aproximação da mancha de óleo em nosso litoral, será um evento grandioso. E para combater esse possível problema, precisamos de equipes capacitadas, atuando diretamente nas praias de Linhares, como em Urussuquara, Pontal do Ipiranga, Degredo, Povoação e Regência. Nós não sabemos como esse material chegará ao nosso território, se vai ser em grandes porções ou não, mas temos que estar preparados para esse tipo de serviço”, destaca Juliano Bassini.

Mobilização
Com a aproximação do óleo no litoral Norte do Espírito Santo, a Prefeitura de Linhares criou um Comitê de Crise para monitorar os avanços da mancha. O grupo é composto pelas secretarias municipais de Meio Ambiente; Obras e Serviços Urbanos; de Cultura, Turismo e Esporte e Lazer; Segurança Pública e Defesa Social, Saúde, Comunicação, Governo, Procuradoria Geral, além da participação efetiva da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros.

E desde a sua formação, os membros do Comitê passaram por treinamento promovido pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama), pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema); além de planejarem ações junto às regiões litorâneas de Linhares.

As equipes têm percorrido os balneários do município para levar informações e orientações aos moradores locais. A primeira reunião aconteceu no último dia 25 de outubro, em Urussuquara, e contou com a participação de representantes das comunidades, das Secretarias Municipais de Meio Ambiente e Segurança Pública e Defesa Social, Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros.

Nessa segunda-feira (4), a reunião aconteceu na Vila de Povoação. Já na manhã desta terça-feira (5), o encontro foi realizado com membros da Associação para o Desenvolvimento de Linhares (Adel), na sede da entidade, no bairro Aviso.

Colaboração
A Prefeitura de Linhares, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, pede à população que colabore, caso encontre vestígio de óleo nas praias do município. O cidadão pode acionar o Comitê de Crise através do telefone 153. Lembrando que é imprescindível que não haja contato direto com o material.

E quem quiser se voluntariar nos trabalhos de contenção e limpeza das praias poderá aderir às ações planejadas pelo Comitê por meio do endereço de e-mail: [email protected]. Todos os inscritos passarão por treinamento com profissionais de órgãos ambientais e de segurança que integram o Comitê.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas