Dólar Em alta
4,992
28 de março de 2024
quinta-feira, 28 de março de 2024

Vitória
24ºC

Dólar Em alta
4,992

Servidores da Receita e cães farejadores são treinados no ES para atuarem na Copa

Dóris Fernandes – [email protected]

{'nm_midia_inter_thumb1':'http://www.eshoje.jor.br/_midias/jpg/2014/04/11/1_rodrigo_ogi__2_1-65078.jpg', 'id_midia_tipo':'2', 'id_tetag_galer':'', 'id_midia':'53486ca06a8f0', 'cd_midia':65070, 'ds_midia_link': 'http://www.eshoje.jor.br/_midias/jpg/2014/04/11/rodrigo_ogi__2_1-65070.jpg', 'ds_midia': 'PRF e cães farejadores', 'ds_midia_credi': 'Ascom ALF/Vit', 'ds_midia_titlo': 'PRF e cães farejadores', 'cd_tetag': '3', 'cd_midia_w': '350', 'cd_midia_h': '283', 'align': 'Left'}Desde o mês de março, servidores da Receita Federal de cinco estados brasileiros e cães de faro participam de treinamento no Espírito Santo para atuarem nas cidades-sede e cidades que receberão delegações para a Copa do Mundo, que acontece em junho e julho. O 5º Curso de Capacitação de duplas K-9 é administrado no Centro Nacional de Cães de Faro (CNCF), da Receita Federal do Brasil (RFB), em Vitória.
O curso capacitará condutores e cães farejadores, para formar duplas aptas para atuarem nas fiscalizações relacionadas às drogas e outros ilícitos que eventualmente venham a ser encontrados durante as revistas de cargas e bagagens. Geralmente, os cães de faro podem entrar em atividades após quatro meses de preparação. As raças mais apropriadas são pastor alemão e pastor belga malinois.
A 5ª versão do curso prossegue até o dia 17 de abril, com diversas atividades de qualificação. Seis servidores da Receita Federal do Ceará, Rio Grande do Norte, Bahia, Mato Grosso do Sul e {'nm_midia_inter_thumb1':'http://www.eshoje.jor.br/_midias/jpg/2014/04/11/1_caes_faro_7_pfederal-65074.jpg', 'id_midia_tipo':'2', 'id_tetag_galer':'', 'id_midia':'53486c9febf3e', 'cd_midia':65069, 'ds_midia_link': 'http://www.eshoje.jor.br/_midias/jpg/2014/04/11/caes_faro_7_pfederal-65069.jpg', 'ds_midia': 'PRF e cães farejadores', 'ds_midia_credi': ' Divulgação PRF-ES', 'ds_midia_titlo': 'PRF e cães farejadores', 'cd_tetag': '1', 'cd_midia_w': '360', 'cd_midia_h': '270', 'align': 'Right'}Paraná também participam. Após o curso, os participantes farão avaliação final com nota mínima de aprovação.
Para Marcelo Barbosa, chefe adjunto do Centro Nacional de Cães de Faro (CNCF), a participação de cães farejadores é muito importante no auxílio às atividades na área aduaneira (portos, aeroportos, pontos de fronteira, recintos alfandegados e também na área dos Correios onde a Alfândega tem posto de fiscalização).
“Com o treinamento que está em curso, estamos criando ou ampliando os quadros de duplas, e isso certamente terá reflexos positivos nos resultados de fiscalização, sobretudo nesta época em que estamos organizando e realizando a Copa do Mundo no Brasil”, disse Barbosa.
Ele destacou que os cães são utilizados em trabalho específico de faro para drogas, mas as cargas e bagagens que eles apontem como contendo entorpecentes podem também vir a conter outros ilícitos além dos narcóticos. Por exemplo, contrabando de armas, de mercadorias contrafeitas e até entrada de moeda estrangeira de maneira irregular.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas