Dólar Em baixa
5,204
20 de abril de 2024
sábado, 20 de abril de 2024

Vitória
22ºC

Dólar Em baixa
5,204

Servidora acusada de desviar dinheiro público foi solta de madrugada

Presa na manhã desta quinta-feira, 11, a médica servidora pública Roberta Barcellos Couto Olímpio de Carvalho foi solta na madrugada desta sexta-feira, 12, após pedido de habeas corpus. Ela foi acusada de cometer crimes contra a administração pública, envolvendo sua empresa particular – a Global Hosp. Comércio e Equipamentos LTDA. – com fraudes nos processos de licitação da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).

Junto de outros servidores e funcionários externos, Roberta dificultava o processo de concorrência de modo que conseguisse contratar a própria empresa em caráter emergencial, já que existem, atualmente, 1.350 pacientes no Sistema Único de Saúde (SUS) que dependem do tratamento. O secretário da Sesa, Ricardo de Oliveira, garante que desde o ano passado, quando a irregularidade foi identificada por ele, iniciaram-se os processos de auditoria. De acordo com ele, existem até sete contratos emergenciais seguidos envolvendo a mesma empresa, além de valores superfaturados.

Segundo Oliveira, também foram reforçados os serviços de fiscalização interna da Sesa e, com isso, uma série de outras suspeitas de fraude foram levantadas, e, a partir de agora, farão parte das investigações da Secretaria de Estado de Controle (Secont). “São vários contratos, que serão analisados a partir de agora, os servidores serão ouvidos, bem como os funcionários da empresa, e à medida do cabível, serão aplicados processos administrativos, como já estão em curso”, pondera.

O secretário de Estado da Segurança, André Garcia, conta que a irregularidade, além de ser observada nos contratos, também acontecia na prestação de serviços. “Os serviços não eram prestados da forma como a licitação previa. Isso porque o termo era feito – pela própria médica – de forma a dificultar a vitória de outras empresas que não a dela e assim a Global era contratada a caráter emergencial”, esclarece. Garcia comenta que ela também era proprietária de uma clínica de exames, e direcionava grande parte de seus pacientes para a sua companhia. (Pedro Permuy)

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas