coleta de lixo
Foto: PMS

Além da coleta do lixo doméstico diária, a Serra possui 112 Locais de Entrega Voluntária (LEV) de material reciclável, distribuídos pelo município da Serra, e três associações de catadores de materiais recicláveis.

O Projeto ReciclaSerra – Coleta Seletiva dos Resíduos Sólidos Recicláveis do Município da Serra – está em 86 escolas e creches; no Pró-Cidadão, em Portal de Jacaraípe; na sede da Prefeitura da Serra, em Caçaroca; e no antigo prédio da administração municipal, em Serra-Sede; além de outros 21 locais nos bairros: Parque Residencial Laranjeiras, Valparaíso, Colina de Laranjeiras, Castelândia, Barcelona, Jacaraípe, Santo Antônio, Caçaroca, Serra-Sede e Porto Canoa.

Os materiais recicláveis, como plástico, papel, alumínio e vidro, descartados pela comunidade nesses pontos de entregas voluntárias, são recolhidos pela prefeitura e encaminhados a três associações de catadores, que fazem a triagem e comercializam esse material. A média mensal de materiais enviados para as associações é de cerca de 12 toneladas.

As associações são: Recuperlixo, localizada em Jardim Tropical;a Abrasol, em Planalto Serrano (Bloco B); e a Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Vila Nova de Colares (Amarvila), que funciona dentro do espaço físico do Projeto Catador (Procat).

“Desta forma, além de reduzir o quantitativo de lixo recolhido pelos caminhões de coleta e levado ao aterro sanitário licenciado ambientalmente, o morador também contribui com o meio ambiente”, afirma o secretário de Serviços da Serra, Igor Elson B. de Almeida.

Serviço

Além dos pontos de entrega voluntária mantidos pela prefeitura, as associações de catadores recebem material em suas sedes.

Confira os telefones:

AMARVILA – 3245-3214

ABRASOL – 3101-0797. Rua Sergipe, s/nº, Planalto Serrano. Funciona das 7h30 às 17 horas, de segunda a sexta.

RECUPERLIXO – 3328-8581. Rua Assembleia de Deus, 41, Jardim Tropical. Funciona das 7 às 17 horas, de segunda a quinta, e às sextas, até 15 horas.

Confira os materiais que podem ser descartados

Plástico

O que pode ser descartado: garrafas PET, tubos e canos, brinquedos, sacolas, copos e pratos descartáveis. Devem ser limpos, sem rótulos ou etiquetas.

O que não pode ser descartado: fraldas descartáveis, adesivos, cabos de panela, tomadas, embalagens metalizadas.

Papel

O que pode ser descartado: jornais, revistas, caixas em geral, envelopes, cartazes, sacos de papel, embalagem longa vida (tetra pak), caixas de ovos, livros. O papel pode ser inteiro ou rasgado, não pode ser amassado.

O que não pode ser descartado: papel engordurado, plastificado, metalizado ou laminado, papel toalha, higiênico ou guardanapos usados, fita crepe, tocos de cigarro.

Metal

O que pode ser descartado: embalagem de marmitex (alumínio), aço inox, papel alumínio, correntes, fios, panelas sem cabo, talheres, latas de alumínio, latas de óleo e de leite em pó. As embalagens devem estar limpas.

O que não pode ser descartado: esponjas de aço, latas de spray, latas de inseticida e de tinta.

Vidro

O que pode ser descartado: todo tipo de garrafa, vidros coloridos, vidros de conserva, copos.

O que não pode ser descartado: lâmpadas, espelhos, vidros de janela, vidros pyrex, cristal, óculos, ampolas de remédios, cerâmicas e porcelanas. Materiais quebrados devem ser embalados em papel.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *