Dólar Em alta
5,243
18 de abril de 2024
quinta-feira, 18 de abril de 2024

Vitória
23ºC

Dólar Em alta
5,243

Serra derrota o Remo-PA pela Copa do Brasil, quebra tabus e encara o Vasco pela segunda fase da competição

Festa completa no estádio Robertão, nesta quarta-feira (14). (Foto: Rafael Chaves/Serra F.C)
Festa completa no estádio Robertão, nesta quarta-feira (13). (Foto: Rafael Chaves/Serra F.C)

O Serra fez história tanto para si, como para o futebol capixaba na noite desta quarta-feira (13), no estádio Robertão. Em sua sexta participação na Copa do Brasil, o time bateu o Remo-PA por 1 a 0 e venceu a primeira partida dentre todas suas participações, além de quebrar um jejum de 24 anos em que um clube capixaba não avançava de fase na competição.

Com a expectativa de arquibancadas lotadas, momentos antes da partida uma forte chuva tomou conta da Grande Vitória e na cidade serrana não foi diferente, mesmo assim, mais de mil torcedores marcaram presença para apoiar o tricolor.

O jogo

Lateral serrano Gilmar Baiano foi uma das pedras no sapato na zaga paraense. (Foto; Fernando Madeira)
Lateral serrano Gilmar Baiano foi uma das pedras no sapato na zaga paraense. (Foto: Fernando Madeira)

No primeiro tempo o Serra foi pra cima do adversário com boas jogadas pelo lado direito de ataque, a defesa do Remo-PA se virava como podia para parar o lateral Gilmar Baiano e o atacante Lessinho. Mas a primeira tentativa real de gol veio pelo lado esquerdo, aos 9 minutos, com cruzamento do lateral Peu, cortado pela zaga, mas que Rael pegou a sobra e quase marcou não fosse o zagueiro Mimica ter interceptado para escanteio.

A jogada mais perigosa do time paraense na primeira etapa foi aos 21 minutos com Gustavo Ramos, em que o jogador driblou dois marcadores de vez na marca do escanteio, invadiu a área e bateu no ângulo, mas Walter fez um milagre se esticando todo para tirar a bola que tinha endereço certo. Aos 34 minutos, Peu cobrou uma falta pelo lado direito com endereço certo no ângulo do goleiro Vinícius, mas antes o atacante Mário Sérgio resvalou para escanteio.

O lance mais polêmico surgiu aos 39 minutos, quando Lessinho, dentro da área, tentou um cruzamento que resvalou no cotovelo do meio campo remista Robson e saiu para linha de fundo, os jogadores do Serra pediram pênalti, mas o árbitro assinalou escanteio. Com três minutos de acréscimos, o primeiro tempo terminou empatado.

O segundo tempo começou favorável à equipe serrana. Com apenas um minuto de jogo o meia paraense Robson foi expulso. Cinco minutos depois, aos 6, em cabeçada certeira, o atacante Rael abriu o marcador para o Serra levando os torcedores ao êxtase. Empurrado pela torcida, o tricolor se segurava como podia das chegadas do adversário, que intensificou-se ao fim da partida. A mais perigosa foi aos 28 minutos com Mário Sérgio, pelo lado esquerdo de ataque, da entrada da área, que tentou um forte chute assustando o goleiro Walter. Ao apito final do árbitro a festa foi serrana e todo o elenco e comissão técnica foram comemorar com os torcedores nos alambrados do Robertão.

Artilheiro decisivo

Rael comemora o gol feito sobre o Remo. (Foto: Rafael Chaves/Serra F.C)
Rael comemora o gol feito sobre o Remo. (Foto: Rafael Chaves/Serra F.C)

Autor do gol que mudou a história do Serra e o panorama do futebol capixaba na competição, o atacante Rael, apelidado de Cruel pelos torcedores, foi um dos remanescentes da conquista do título capixaba no ano passado. Em sua segunda temporada na equipe, o atacante disse já estar em casa no tricolor serrano.  

“É um sentimento ímpar. Ano passado fui o artilheiro do ano, fazendo 12 gols, 6 deles sendo em semifinais e finais, me colocaram o apelido de ‘artilheiro de jogos decisivos’, nesse jogo mostrei mais uma vez que eu tenho meu valor e que o Serra é minha casa, essa torcida é linda e estou muito feliz aqui”, disse o número 9 serrano.

Foco são as competições nacionais

Com o título estadual do ano passado, o Serra conseguiu a classificação não só para o Campeonato Brasileiro Série D deste ano, como também a Copa do Brasil, competições que fazem o clube voltar ao cenário do futebol nacional em 2019. Mesmo com um início ruim no Campeonato Capixaba, o técnico Cleiton Marcelino frisou que o foco do clube sempre foi as competições nacionais nesta temporada.

“O foco do Serra sempre foi as competições nacionais, fomos muito criticados pelo início do Capixabão, mas nossa conversa interna era sempre as competições nacionais, até porque essa vitória hoje nos dá um segundo semestre com planejamento melhor, o clube precisava dessa receita. Agora é ter tranquilidade, recuperar os atletas, até porque sábado temos um clássico contra a Desportiva”, analisou.

Segundo desafio

Com a vitória diante do Remo-PA o Serra vai enfrentar o Vasco da Gama na segunda fase da Copa do Brasilt. O dia, horário e local ainda serão definidos pela CBF. Na primeira fase, o cruzmaltino avançou pelo empate de 2 a 2 com o Juazeirense-BA.

Copa do Brasil 2019 | 1ª Fase 

Serra Futebol Clube 1 x 0 Clube do Remo

Local: Estádio Robertão, na Serra

Data/Hora: 13/02/2019, às 20h30

Árbitro: André Rocha

Cartões amarelos: 2x Robson (REM), Peu (SER), Gilmar Baiano (SER), Echeverría (REM), Djalma (REM), Rodrigo Lacraia (SER), Joelson (SER)

Cartão vermelho: Robson (REM)

Serra: Walter, Gilmar Baiano, Rodrigo Lacraia, Renato e Peu; Caetano, Guilherme Pitty (Maycon) e Emílio (Joelson); Rodrigo Pardal, Lessinho (Diego Alves) e Rael. Técnico: Cleiton Marcelino.

Remo: Vinícius, Djalma, Mimica, Vacaria e Tiago Félix; Dedeco (Sodré), Welton e Robson; Echeverría (Henrique), Mário Sérgio e Gustavo Ramos (David Batista). Técnico: João Nasser “Netão”.

Público pagante: 1.484

Renda: R$ 31.860,00

*Foto de capa: Fernando Madeira

Por Bernardo Barbosa e Lucas Melo

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas