Dólar Em alta
5,148
24 de abril de 2024
quarta-feira, 24 de abril de 2024

Vitória
25ºC

Dólar Em alta
5,148

Serra cria Guarda Ambiental para combater descarte irregular de entulho

A Prefeitura da Serra acaba de criar o Grupamento Ambiental da Guarda Civil Municipal, primeiro do tipo a ser implantado no Espírito Santo. O decreto assinado pelo prefeito Audifax Barcelos que dispõe sobre a criação do grupamento foi publicado nesta terça-feira (05).

A iniciativa irá contribuir para fortalecer as ações da fiscalização ambiental no município e as operações de combate ao descarte irregular de lixo e entulho. Entre as atribuições do Grupamento Ambiental estão, inclusive, o apoio às atividades da Defesa Civil e participação em atividades e campanhas educativas voltadas ao meio ambiente.

“A GCM já exerce atividades em apoio às equipes de fiscalização ambiental nas ações de prevenção e repressão a invasões de áreas verdes e descarte irregular de resíduos. Com o grupamento, este trabalho, previsto na lei da criação da GCM, será aperfeiçoado”, explica o secretário de Defesa Social da Serra, Jailson Miranda.

Inicialmente o grupamento contará com seis agentes, integrantes da primeira turma da GCM. Com a contratação dos demais Guardas Civis Municipais aprovados no último concurso, o efetivo da unidade aumentará gradativamente.

Como parte das ações de composição do grupamento será realizado entre os dias 25 e 29 de setembro o Curso de Patrulhamento Ostensivo Ambiental Básico, ministrado pelo Batalhão de Polícia Ambiental. A capacitação terá 40 horas de duração, com 20 vagas a serem destinadas a guardas civis municipais e agentes da fiscalização ambiental.

O curso será ministrado no auditório da APA Lagoa de Jacuném, em Barcelona, local que irá abrigar as instalações do Grupamento Ambiental da GCM, a nova sede do Batalhão de Polícia Ambiental e instalações da fiscalização de meio ambiente.

“A formação do Grupamento Ambiental vem ao encontro da missão da Guarda Civil Municipal, que é promover a ordem pública, que para existir necessita da salubridade pública, fator intimamente ligado à preservação do meio ambiente”, destaca o secretário Miranda.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas