A partir desta segunda-feira (27), o Tribunal Regional do Trabalho do Espírito Santo (TRT-ES) participa da XII Semana Nacional da Conciliação. Em pauta, estão 187 processos físicos e eletrônicos em tramitação no 1º e 2º grau.

As audiências serão realizadas a partir das 13h30, no 3º e no 6º andar do Edifício Castelo Branco, sede do TRT-ES. À frente das mesas de conciliação, estarão os desembargadores Marcello Maciel Mancilha e Ana Paula Tauceda Branco e os juízes do trabalho Roque Calsoni, Lucy Cruz Lago, Luís Claudio Branco, Márcia Frainer Miura e Fabrício Zocolotti.

O evento é promovido anualmente pelo Poder Judiciário para buscar soluções alternativas aos conflitos apresentados à Justiça. Assim como a mediação, a conciliação é orientada pela Resolução nº 125/2010, do CNJ, que instituiu a Política Judiciária Nacional de tratamento adequado dos conflitos de interesses no âmbito do Poder Judiciário.

Os princípios orientadores da Política Nacional de Conciliação do CNJ incluem informalidade, simplicidade, economia processual, celeridade, oralidade e flexibilidade processual. É um meio prático, que torna as partes em litígio protagonistas da solução das demandas levadas à Justiça.

Nas edições anteriores, os resultados mostraram a eficácia da ação. Em 2016, somente no TRT-ES, os acordos homologados somaram R$ 4.551.150,81.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *