Dólar Em baixa
5,204
20 de abril de 2024
sábado, 20 de abril de 2024

Vitória
22ºC

Dólar Em baixa
5,204

Sem decisão superior, Lula só terá chance de deixar a prisão a partir de 2020

por Paulo Cesar Dutra

Para passar do regime fechado para semiaberto, Lula precisa cumprir no mínimo um sexto da pena a qual foi condenado. Preso desde abril deste ano na carceragem da Polícia Federal (PF) em Curitiba, o ex-presidente Lula só terá chance de deixar a prisão a partir de 2020, a menos que consiga uma decisão favorável nos tribunais superiores.

A Lei de Execução Penal prevê que, para progredir do regime fechado para o semiaberto, o preso precisa cumprir pelo menos um sexto da pena a qual foi condenado. No caso de Lula, seria necessário  um pouco mais de dois anos para ter direito a progressão”. Com informações da Gazeta do Povo. Leia mais em: https://www.gazetadopovo.com.br/politica/republica/sem-decisao-superior-lula-so-tera-chance-de-deixar-a-prisao-a-partir-de-2020- 

Cooperação Justiça e Unesc
As 1ª, 3ª e 4ª Varas Criminais de Colatina e o Centro Universitário do Espírito Santo (Unesc) firmaram, na última terça-feira (20), um Termo de Cooperação para a atuação no Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) da faculdade. O NPJ vai atuar na defesa técnica de réus que não tenham condições de arcar com os custos de honorários de advogado. A parceria vai contribuir com a celeridade da prestação jurisdicional e auxiliar no desenvolvimento do ensino teórico e prático dos alunos do curso de Direito da Unesc. O termo de cooperação foi assinado pelo reitor da Unesc, Pergentino de Vasconcelos Junior, e pelos magistrados André Guasti Motta, juiz da 1ª Vara Criminal; Marcelo Feres Bressan, juiz da 3ª Vara Criminal; e Paula Moscon Lordes, juíza da 4ª Vara Criminal, do Juízo de Colatina.

Direito do consumidor
Estabelecimentos que vendem produtos em embalagens lacradas na fábrica serão obrigados a oferecer uma balança para pesagem das mercadorias. É o que determina o Projeto de Lei do Senado (PLS 21/2017) de autoria da senadora Rose de Freitas (PODE-ES), com a ideia de possibilitar aos consumidores a checagem do peso indicado no rótulo. A matéria está pronta para ser votada na Comissão de Transparência, Governança Pública, Fiscalização e Controle (CTFC). Uma vez aprovado na Comissão, por ter caráter terminativo (sem a necessidade de ir a plenário),  o texto segue para apreciação na Câmara dos Deputados.

 Vingança maligna
Senadores e deputados que não tiveram sucesso nas eleições de outubro e estarão sem emprego a partir de fevereiro de 2019 estão correndo para garantir um restinho de influência política, enquanto o país presta atenção à montagem da equipe de Jair Bolsonaro. Não basta colocarem bombas fiscais nas mãos do próximo presidente; nas duas casas do Congresso, parlamentares tentam também emplacar nomeações e até mesmo alterar leis que buscavam impedir ou pelo menos dificultar as indicações políticas na estrutura do Estado. Ou seja, enquanto o Senado aprova indicações em toque de caixa, Câmara tenta manter porteira aberta para nomeações políticas em estatais e agências reguladoras.

Família Real e o Palácio Guanabara
Na próxima terça-feira, 27, está pautado para julgamento na 4ª turma do Supremo Tribunal de Justiça – STJ processo que trata de uma disputa de mais de 120 anos da família Real brasileira em torno do Palácio Guanabara, atual sede do governo do Rio de Janeiro. O caso é relatado pelo ministro Antonio Carlos Ferreira. Para quem não sabe, o Palácio era a casa da Princesa Isabel e está localizado no bairro das Laranjeiras, no Rio de Janeiro. Desde 1895, a família Orleans e Bragança alega que o governo não a indenizou pela tomada do Palácio, logo após a proclamação da República.

Licença-maternidade: vai para quem?
Uma trabalhadora, cuja filha foi gerada pela esposa, conseguiu o benefício da licença-maternidade. O deferimento veio da 7ª turma do Tribunal Regional do Trabalho – TRT da 1ª região ao verificar que não houve dupla percepção do benefício, uma vez que a cônjuge não chegou a requerê-lo. Por unanimidade, a turma considerou que o caso pode ser equiparado à adoção realizada por casais homoafetivos, na qual é possível escolher quem receberá o benefício.

Tem português no samba do ES
O Plenário da Assembléia Legislativa aprovou na sessão da última terça-feira (20) o Projeto de Resolução (PR) 36/2018, de Cláudia Lemos (PRB). A iniciativa cria a Comenda Dona Ivone Lara para músicos das diversas modalidades de samba no Espírito Santo, em função da importância social desse ritmo brasileiro. A matéria recebeu parecer conjunto em plenário das comissões de Justiça, Cultura e Finanças.  A  comenda homenageia a sambista Yvonne Lara da Costa, cantora e compositora carioca falecida em abril deste ano, aos 97 anos. Desculpem o meu protesto em perguntar: no Espírito Santo não existe nenhum sambista morto que mereceria essa homenagem? Com a palavra os 30 sambistas da ALES!

Defensores Públicos
Em reunião extraordinária realizada na ALES na última terça-feira (20), às 14h45, no Plenário Dirceu Cardoso, a Comissão de Constituição e Justiça, presidida pelo deputado Gildevan Fernandes (PTB), deliberou sobre sete matérias. Entre as proposições aprovadas está o Projeto de Lei Complementar (PLC) 20/2018, que reestrutura a tabela dos subsídios dos membros da Defensoria Pública do Espírito Santo, alterando a LC 55/1994. O projeto ainda será analisado pelas comissões de Cidadania e de Finanças.

Etanol de novo em 2º plano
“Não é o mais forte que sobrevive, nem o mais inteligente, mas o que melhor se adapta às mudanças” — famosa frase, que sintetiza os argumentos de Charles Darwin. Quando o setor de etanol recebe informações sobre o carro elétrico, é natural que apareça certo sentimento de insegurança. O desenvolvimento dessa tecnologia do carro elétrico está acontecendo em alta velocidade e acaba dominando o ciclo de notícias. A insegurança do setor de etanol continua e tem razão. Sempre em 2º plano…

IPVA 2019
O calendário de vencimentos do IPVA 2019 já está disponível para consulta. Segundo o Decreto Nº 4327-R, a cota única ou a primeira parcela do IPVA de veículos leves vencerá em abril de 2019, seja qual for o final da placa. Já o calendário de vencimentos de veículos pesados terá início no mês de março. ➡ Os documentos únicos de arrecadação (DUAs) para pagamento do IPVA estarão disponíveis a partir de janeiro no site da Sefaz ou no site do DetranES. Os boletos não são mais enviados para o endereço do contribuinte!  Confira o calendário de vencimentos do IPVA 2019: www.sefaz.es.gov.br.

Crise no Sebrae-ES
Na mais aguda crise interna, que provocou o afastamento do gerente técnico Mário Barradas e a abertura de uma auditoria por problemas na prestação de contas na área de consultoria empresarial, o Serviço de Apoio à Pequena e Média Empresa (Sebrae-ES) iniciou ontem, quarta-feira (21) o período de inscrição de candidatos à diretoria executiva. O mandato será a partir de 2019, já na gestão de Renato Casagrande (PSB).   O atual superintendente, José Eugênio Vieira, que ocupa a função desde 2010, indicado pelo governador Paulo Hartung (sem partido), se movimenta para se manter no posto.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas