Dólar Em baixa
5,124
23 de abril de 2024
terça-feira, 23 de abril de 2024

Vitória
29ºC

Dólar Em baixa
5,124

Sem alcançar meta de vacinação contra gripe, Vitória mantém imunização

Redação Multimídia ESHOJE

{'nm_midia_inter_thumb1':'http://www.eshoje.jor.br/_midias/jpg/2013/05/17/1_vacinacao_contra_gripe___dayana_souza__10_-20530.jpg', 'id_midia_tipo':'2', 'id_tetag_galer':'', 'id_midia':'5196a0ea27602', 'cd_midia':20526, 'ds_midia_link': 'http://www.eshoje.jor.br/_midias/jpg/2013/05/17/vacinacao_contra_gripe___dayana_souza__10_-20526.jpg', 'ds_midia': '', 'ds_midia_credi': 'Dayana Souza', 'ds_midia_titlo': '', 'cd_tetag': '3', 'cd_midia_w': '350', 'cd_midia_h': '232', 'align': 'Left'}Na campanha de vacinação contra a gripe deste ano, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) de Vitória vacinou 92,02% das pessoas dos grupos prioritários. Foram vacinados 36.745 idosos, 570 puérperas, 15.454 crianças e 12.936 profissionais de saúde. Entretanto, as gestantes ainda não atingiram a meta esperada para a capital capixaba.
A referência técnica em Imunização da Semus, Aline Cabideli, faz o alerta: “Ainda não alcançamos a cobertura para as gestantes. Vacinamos 75% desse grupo, que deve procurar a unidade de saúde em qualquer período gestacional para receber a vacina. A produção de anticorpos maternos também protege o bebê nos primeiros meses de vida”.
Ela emendou: “Deveríamos ter vacinado 18.527 crianças, mas pouco mais de 15 mil foram imunizadas. Por isso, é necessário levar a criança à unidade de saúde. Lembrando que crianças de 6 meses a 8 anos que já receberam a vacina pela primeira vez deverão voltar à unidade para receber a segunda dose”, alertou Aline.
A maior vilã do inverno é a gripe. O ar mais seco da estação facilita o aumento da poluição e a proliferação do vírus Influenza, que é transmitido por meio de partículas no ar, das secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir e espirrar ou pelas mãos em contato com superfícies.
Os sintomas são mais complexos que o resfriado e vão desde febre alta, calafrios, dores musculares e articulares, fadiga, mal-estar e dor de cabeça a tosse seca e irritação na garganta.
Para a população que não recebeu imunização, os cuidados devem ser redobrados. Lavar as narinas com soro fisiológico, lavar sempre e bem as mãos e tomar mais de seis copos de água por dia estão entre as dicas para fugir da gripe.
A médica homeopata da Semus Henriqueta Sacramento dá outras dicas. “É sempre bom inserir alimentos integrais na dieta. Reduzir farináceos e doces e aumentar o consumo de frutas cítricas e vegetais escuros, como o agrião, a rúcula e o brócolis”.
A médica lembra também para evitar ambientes muito fechados, sem entrada de sol e ar. “A dica é deixar as janelas abertas a maior parte do dia e, se for utilizar o ar-condicionado, limpar o filtro semanalmente”.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas