Dólar Em alta
5,167
23 de abril de 2024
terça-feira, 23 de abril de 2024

Vitória
24ºC

Dólar Em alta
5,167

Secretaria de Saúde capacita agentes comunitários em Aracruz

Começou nesta segunda-feira (29), no Polo UAB, a Formação Inicial de Agentes Comunitários de Saúde do Espírito Santo para 30 profissionais de Aracruz. Os encontros seguem até o mês de agosto e tem por objetivo aprimorar os trabalhos que os agentes realizam nas residências e capacitá-los para que o município alcance as metas estabelecidas pelo Ministério da Saúde e Governo Estadual. O curso é uma parceria entre a Secretaria de Saúde (Semsa), da Prefeitura de Aracruz, por meio da Coordenação do Programa de Saúde da Família, e a Escola de Serviço Público do Espírito Santo (ESESP).

A secretária de Saúde, Nalva Bernadete Barros de Amorim, esteve na aula inaugural e informou que “o agente comunitário de saúde é o elo entre a comunidade e a unidade de saúde, por isso, é preciso conscientizar-se de sua responsabilidade, conhecendo a realidade de cada família e, também, ajudar o município a atingir metas, porque estamos com uma deficiência muito grande no número de visitas domiciliares e no cadastramento de novas famílias”, disse a secretária, lembrando que, com a informatização do sistema de saúde, os próprios agentes vão alimentar o sistema com informações sobre o acompanhamento das famílias. O subsecretário de Saúde, Anderson de Paula Santos Pereira e a coordenadora do Programa de Saúde da Família (PSF), Sostênia Serafim Souza, também estiveram no encontro.

Os temas abordados hoje foram “Processo Saúde Doença” e “Políticas Públicas de Saúde”. A capacitação será dividida em duas etapas: concentração, que consiste nas aulas teóricas, e a roda de dispersão, momento em que os agentes vão aplicar o que aprenderam na prática, dentro das unidades de saúde do município. Dentre os temas a serem discutidos estão: princípios e diretrizes do SUS; níveis de Atenção à Saúde; visitas domiciliares; conhecendo o perfil epidemiológico da comunidade; compreendendo o PACS e a ESF; discutindo o papel do ACS e a ESF; fortalecer o trabalho em equipe; vivenciando conflitos e construindo conceito de território.

O curso é ministrado pelas enfermeiras da Estratégia de Saúde da Família, Juliana Demuner Cardoso, Leilane Botan Bosi e Sheila da Penha Moraes que foram treinadas pela ESESP, que também forneceu material didático. Em contrapartida, o município dispõe dos profissionais, estrutura física, transporte e alimentação para agentes.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas