Dólar Em baixa
5,197
19 de abril de 2024
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Vitória
26ºC

Dólar Em baixa
5,197

Se vencer Ferraço a 3ª vez seguida, prefeito pode pedir a música

por Paulo Cesar Dutra

O prefeito de Itapemirim, Luciano de Paiva Alves (PROS) que está afastado do cargo desde o ano passado, pelo Tribunal de Justiça do Espírito Santo – TJES revelou em uma roda de amigos que como não pode ser mais candidato a prefeito, porque foi reeleito em 2016, pretende lançar o seu nome a deputado estadual este ano. Nas duas eleições de prefeito, em 2012 e 2016, Luciano disputou e venceu contra o deputado Theodorico de Assis Ferraço Filho (DEM).

Agora, ele quer fazer a “trinca” em seu município contra Ferraço. Se essa vitória nas urnas acontecer este ano, será a terceira consecutiva contra Ferraço e Luciano terá direito de “pedir uma música”. Enquanto está afastado do cargo, Luciano Paiva que é médico de alergologia (de doenças alérgicas), aproveita o tempo para visitar seus redutos eleitorais no Sul do Estado. Atualmente o cargo de prefeito de Prefeito de Itapemirim é ocupado interinamente pelo vice-prefeito Thiago Peçanha Lopes (PSDB).

Uma das propostas do Luciano caso seja eleito deputado estadual, segundo amigos, é a de recuperar o Esporte Capixaba, principalmente o futebol, por ter muita experiência neste assunto. Por exemplo, nos dois mandatos de prefeito ele investiu muito nesta área, tanto é que  o Clube Atlético Itapemirim  é o único representante do Espírito Santo na Copa do Brasil 2018. E também, o time profissional de lá vai disputar a Copa Verde, a Série D do Campeonato Brasileiro, o Campeonato Capixaba e a Copa Espírito Santo. O investimento deu resultado.

Adeus Hino Salvador
Não é fácil escrever sobre a partida de um velho amigo que conheci em 1974, na Rádio Vitória, que funcionava no edifício Moisés, na avenida Jerônimo Monteiro, em frente aos Correios, no centro da Capital. Por incrível que pareça foi uma parceria de muitos anos, na Rádio Vitoria, na Rádio Gazeta AM, nas emissoras do Grupo Sim. Eu redigia os programas de polícia para ele e em muitas das vezes o ajudava apresentar o programa.

Hino foi uma pessoa que pouca gente sabe que saiu um dia de casa, com pouco mais de 5 anos de idade, com a mãe para ir numa feira, onde foi abandonado e ele por isso foi criado por uma família que o adotou. Ele não lembrava onde morava e nem sabia o seu nome e os nomes dos seus pais.

Ele cresceu estudou e virou primeiramente profissional do rádio e depois se formou em Direito. Era especialista na área criminal. Uma vontade que ele tinha, era a de um dia encontrar a sua mãe, o que não conseguiu em vida e quem sabe agora lá no céu ele consiga abraçá-la.

A gente se via muito e conversava bastante ao telefone. Vez em quando eu passava no apartamento dele na Hugo Musso, na Praia da Costa, em Vila Velha para jogar conversa fora e gravar programas para o youtube.

Ultimamente ele reclamava muito de uma tosse incomoda e quando fez um exame mais aprofundado, detectou a doença que o levou embora. Se eu fosse contar tudo sobre o Hino, ficaria anos escrevendo. Hoje, estive no cemitério Parque da Paz, em Cariacica, para se despedir do meu velho e grande amigo, que eu chamava de “Indio Acreano”. Adeus Hino Salvador (em 25.01.2018).

Às favas com léxico
Não é crime, nem pecado, mas vamos e venhamos, os desembargadores do Tribunal Regional Federal TRF da 4ª região, sem entrar no mérito dos votos, assassinaram diversas vezes a gramática. E para quem lida diariamente com juízes e desembargadores, comumente cultores do vernáculo, chamou atenção a pobreza do vocabulário dos julgadores. Não estamos falando em ser rebuscado, coisa que é pernóstica. Estamos a falar em usar corretamente a “última flor do Lácio”.

Devolução
A empresa baiana Odebrecht compromete-se a devolver US$ 17,9 milhões à Guatemala por subornos. E o Brasil vai receber quanto?

ArcelorMittal Cariacica e Senai Vitória
Na última segunda-feira, 22, a ArcelorMittal Cariacica e o Senai Vitória promoveram a aula inaugural do programa Porta de Entrada, parceria para fomentar a qualificação em Aprendizagem Industrial nas áreas de Manutenção Elétrica e Manutenção Mecânica. Os 40 estudantes contemplados pelo programa foram recepcionados com um coffee break, às 7h, no auditório da instituição de ensino. O curso será gratuito e terá duração de dois anos. Nesse período, as aulas teóricas serão ministradas no Senai Vitória e a vivência prática na ArcelorMittal Cariacica. Ao finalizarem o programa, os aprendizes poderão integrar o quadro de profissionais da ArcelorMittal Cariacica na função de operador trainee.

Contenção em Anchieta
A orla do município de Anchieta, em Ponta dos Castelhanos, receberá obras de contenção e recuperação do calçadão, numa parceria entre Governo do Estado e a Prefeitura. A orla está parcialmente destruída após avanço do mar. O projeto, elaborado pela administração municipal, já foi apresentado ao Governo do Estado e está em análise pela equipe técnica.

Processos reciclados
O Primeiro Juizado Especial Cível de Cachoeiro de Itapemirim destinou para reciclagem, neste mês de janeiro, 2.757 processos definitivamente arquivados. O material foi entregue para a Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis do município, cumprindo assim, critérios de responsabilidade social e preservação ambiental do Poder Judiciário Estadual.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas