Dólar Em alta
5,002
28 de março de 2024
quinta-feira, 28 de março de 2024

Vitória
28ºC

Dólar Em alta
5,002

Santo Antônio ficará sem o Auto da Paixão de Cristo pelo 2º ano consecutivo

Foto: André Sobral/PMV
Foto: André Sobral/PMV

Pelo segundo ano consecutivo a comunidade de Santo Antônio, em Vitória, não terá o famoso Auto da Paixão de Cristo. Segundo a organização do evento, as encenações foram suspensas por falta de planejamento da Prefeitura de Vitória, que não convocou para reuniões de organização.

O espetáculo em Santo Antônio seria realizado no próximo dia 14 e o público estimado era de seis a oito mil pessoas. De acordo com a diretora artística e de produção do Auto da Paixão de Cristo de Santo Antônio, Márcia Gaudio, foi esperado que a prefeitura convocasse a produção para reuniões de organização do evento, mas isso não aconteceu.

“Iríamos se apoiar na Lei Rubem Braga, mas não saiu. Esse evento está no calendário do munícipio. Eu chamo a atenção para a preservação artística, cultural, conteúdo e conceito desse lugar. É uma falta de respeito”, afirma Márcia.

O Padre Roberto Camillato, do Santuário de Santo Antônio, diz que em razão da contenção de despesas que abrangeu todos os setores, inclusive municipais, não foi possível acertar pontualmente com a Secretária de Cultura da Prefeitura de Vitória os tramites necessários para acontecer o auto. Além disso, O padre explica que diante das eleições realizadas em 2016, não havia a certeza de que poderiam ser beneficiados pelo custeio do Auto da Paixão de Cristo, em vista da crise econômica em geral.

Segundo Camillato, a expectativa é que no próximo ano aconteça outra edição do evento. “Para 218, nós vamos estabelecer uma comissão ampla na paroquia de Santo Antônio para podermos fazer valer a tradição de mais de 20 anos de apresentação. Encaminharemos para a prefeitura de Vitória a solicitação de podermos ser atendidos em favor dessa causa religiosa e cultural para a cidade de Vitória”, aponta.

O professor Jefferson Luiz Alvarenga, 47 anos, trabalha na região e conta que muitas pessoas falam como é bonito, além de ele já ter participado uma vez para se basear para uma outra apresentação em Cariacica. “O mais importante é a mobilização do bairro. É uma coisa feita pela comunidade. Perda essa organização da população que se junta para fazer o evento. Quando vi, foi muito bem feito, muito bem preparado. Inclusive uma das partes, no qual cortam a cabeça de João Batista, a gente se baseou e queria até fazer igual, mas não ficou tão bom quanto o deles”, aponta.

A estudante Flávia Correia Santos, 25 anos, conta que foi apreciar o evento várias vezes com a família. “A gente costumava ir sempre. Somos religiosos e para a gente é importante relembrar esse momento e nada melhor do que ver a representação”, conta.

A Prefeitura de Vitória, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, informou que as encenações do Auto da Paixão de Cristo é um evento organizado e realizado por produtores culturais independentes e que, ao longo dos últimos anos, apoiou diversas edições do evento. Também explicou que para apoiar quaisquer eventos é necessário que o solicitante protocole um pedido formal, com 30 dias de antecedência para que a proposta seja analisada. Até o momento, nenhuma solicitação foi encaminhada para as apresentações de 2017.
Larissa Barcelos ([email protected])

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários
  1. Realmente muito bom este post! Conteúdo Relevante!
    Gostei bastante do site, vou ver se acompanho toda semana suas postagens.
    Trabalho pela internet a alguns anos com meu blog de decoração e adoro
    tudo referente ao assunto. Sei que o assunto não é decoração mas adoro
    saber novidades em diferentes nichos e áreas. Obrigada

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas