Dólar Em baixa
5,204
20 de abril de 2024
sábado, 20 de abril de 2024

Vitória
22ºC

Dólar Em baixa
5,204

Samarco tenta tirar processo de justiça federal em Colatina, mas não consegue

O Código de Processo Civil estabelece em seu artigo 1.015 que entre as hipóteses em que cabe o uso de recurso de agravo de instrumento não está a discussão sobre competência de juízo. Baseado nesse trecho da lei, a 5ª Turma Especializada do Tribunal Regional Federal da 2ª Região negou, por unanimidade, um recurso da mineradora Samarco.

A empresa, que é ré em ação civil pública ajuizada por conta da contaminação das águas do Rio Doce, pretendia que os autos que tramitam na Justiça Federal em Colatina (ES) fossem remetidos para a Justiça Federal em Belo Horizonte.

A Justiça Federal no ES negou o pedido e, por conta disso, a Samarco apresentou agravo no TRF-2. Relator do caso, o desembargador federal Aluisio Mendes iniciou seu voto lembrando que a decisão da Justiça Federal de Colatina foi proferida já sob a vigência do novo CPC.

A contaminação do Rio Doce foi causada pelo rompimento da barragem da empresa em Mariana (MG), em novembro de 2015. Entre outras alegações, a Samarco sustentou que a ação civil pública que tramita na 12ª Vara Federal de Belo Horizonte “seria mais ampla e, portanto, continente em relação à ação civil pública que corre na 1ª Vara Federal de Colatina”.

“A insatisfação da parte em relação à competência definida pelo autor e apreciada pelo juízo não se subsume à hipótese de agravo de instrumento, para fins de apreciação imediata pelo tribunal, cabendo, se for o caso, a impugnação em razões de apelação ou em contrarrazões de apelação, nos termos do preconizado pelo artigo 1.009, parágrafo 1º, do Código de Processo Civil”, concluiu o desembargador. Com informações da Assessoria de Imprensa do TRF-2.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas