Dólar Em baixa
5,208
19 de abril de 2024
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Vitória
25ºC

Dólar Em baixa
5,208

Samarco inicia obra de novo espaço para estocar rejeito em Mariana

por Paulo Cesar Dutra

Começaram hoje, dia 1º, segunda-feira, as obras de preparação para que a cava de Alegria Sul possa receber os rejeitos de minério de ferro gerados no Complexo de Germano, da Samarco, o mesmo que em 5 de novembro de 2015 foi paralisado após o rompimento da Barragem do Fundão. A cava é o local de onde o minério de ferro é extraído, no caso, formando um buraco que terá capacidade para estocar 16 milhões de metros cúbicos de material proveniente do processo minerário do complexo que fica entre Mariana e Ouro Preto.

Desde dezembro do ano passado a Samarco já dispunha de licenciamento para essa obra, mas a empresa alega que não havia iniciado as intervenções necessárias porque ainda estava em tratativas com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG). “Por possuir uma formação rochosa e estável, (a cava) permite a contenção segura do rejeito nela depositado”, informou a mineradora, que é controlada pelas gigantes BHP Billiton (anglo-australiana) e Vale (Brasil)

A previsão é de que as obras de preparação da cava levem cerca de 10 meses, atingindo, no pico das intervenções, cerca de 750 empregados diretos e indiretos. A Samarco se comprometeu a contratar de 75% a 80% de mão de obra local, o que trará um certo alívio à população de Mariana, boa parte dela envolvida na atividade mineral e que sentiu diretamente o impacto da paralisação das operações da mineradora e de suas terceirizadas. “O início das atividades de implementação do novo sistema de disposição de rejeitos é um passo fundamental para a retomada das nossas operações. A cava é um local confinado, o que confere ainda mais segurança”, afirma o diretor-presidente da Samarco, Rodrigo Vilela.

Nem vou chamar a atenção dos candidatos a governador, vice-governador, senador, deputado federal e estadual aqui do Espírito Santo, a respeito dessa obra. Não há  nenhum interesse  deles com a preservação ambiental do Rio Doce. Outras lamas virão! Pobre Rio Doce que morre envenenado, pobre Espírito Santo que não tem representatividade política…

Atriz sobre mulheres contra Bolsonaro: ‘burras’
A atriz global Luma Costa utilizou seu Facebook nesse final de semana para criticar as manifestações organizadas por mulheres em todo o País contra o candidato à Presidência Jair Bolsonaro. Na publicação, que foi apagada alguns minutos depois, Luma chegou a chamar as mulheres de ‘burras’ pelo ato.

“Bando de burra foi a rua hoje protestar contra um m… sem saber que estavam na verdade participando de uma manobra política de apoio ao maior merda de todos. Miraram no ele não e acertaram no Lula livre”, escreveu ela em sua rede social.

A última participação de Luma em novelas da Rede Globo em 2016 quando ela deu vida a personagem ‘Elisa’ em ‘Sol Nascente’. Ela estaria escalada para ‘Verão 90 graus’, próxima trama da emissora no horário das 7, mas a gravidez de seu segundo filho a deixará afastado da televisão por mais alguns meses.

TJES devolve prédio do fórum
O Poder Judiciário do Espírito Santo realizou  semana passadas uma breve cerimônia para a devolução de prédio, pertencente à Prefeitura de Mimoso do Sul, em que funcionavam as instalações do Fórum da Comarca. O Diretor do Fórum da Comarca de Mimoso do Sul, Juiz de Direito Jorge Orrevan Vaccari Filho, entregou as chaves do prédio para o prefeito Ângelo Guarçoni. O Juiz ainda prestou agradecimentos aos servidores e demais presentes, que contribuíram com o funcionamento de excelência do Fórum.

O Juiz da Comarca, Ézio Luiz Pereira, também esteve presente na solenidade, que reuniu servidores, promotores de justiça, vereadores e advogados. O imóvel foi utilizado por mais de 40 anos pelo Poder Judiciário e agora será ocupado pela Câmara de Vereadores do município de Mimoso do Sul. Antes da cerimônia, o Tribunal de Justiça promoveu a limpeza e reestruturação do estabelecimento para a entrega de chaves.

Trabalho artístico infantil
Os ministros do Supremo Tribunal Federal – STF referendaram liminar proferida pelo ministro Marco Aurélio que, em 2015, havia determinado que os pedidos de autorização de trabalho artístico para crianças e adolescentes fossem apreciados pela Justiça comum. Na sessão da última quinta-feira, o plenário, por maioria, concluiu pela inconstitucionalidade formal e material das normas conjuntas de órgãos do Judiciário e do MP nos Estados de SP e MT que fixavam a competência da JT para conceder a autorização.

Compartilhamento de dados bancários
É lícito o compartilhamento promovido pela Receita Federal dos dados bancários por ela obtidos a partir de permissivo legal com a Polícia e com o Ministério Público, ao término do procedimento administrativo fiscal, quando verificada a prática, em tese, de infração penal. Entendimento é da 5ª turma do Supremo Tribunal de Justiça – STJ. 

Edir Macedo apóia Bolsonaro
O bispo Edir Macedo, líder da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD), declarou voto no último  sábado, 29, em Jair Bolsonaro, deputado federal e candidato a presidente da República pelo PSL. O jornal O Estado de S. Paulo apurou que o PRB, partido ligado à Universal, já manifestou internamente predileção por Bolsonaro num segundo turno entre ele e o candidato do PT, ex-ministro e ex-prefeito Fernando Haddad, cenário mais provável segundo pesquisas de intenção de voto. O partido coligou-se ao tucano Geraldo Alckmin no primeiro turno, mas prepara-se para entrar na campanha de Bolsonaro. A informação foi publicada no sábado, pelo jornal O Globo

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas