Dólar Em baixa
5,204
20 de abril de 2024
sábado, 20 de abril de 2024

Vitória
22ºC

Dólar Em baixa
5,204

Salada no pote é alimentação segura e bastante saudável

Laureen Bessa – [email protected]

{'nm_midia_inter_thumb1':'http://www.eshoje.jor.br/_midias/jpg/2015/10/30/70x70/1_12072689_1506592482967977_7798043143938285640_n-151317.jpg', 'id_midia_tipo':'2', 'id_tetag_galer':'', 'id_midia':'5633d8b0b619d', 'cd_midia':151318, 'ds_midia_link': 'http://www.eshoje.jor.br/_midias/jpg/2015/10/30/x/12072689_1506592482967977_7798043143938285640_n_min_dd-151317.jpg', 'ds_midia': 'salada no pote', 'ds_midia_credi': 'Divulgação', 'ds_midia_titlo': 'salada no pote', 'cd_tetag': '1', 'cd_midia_w': '362', 'cd_midia_h': '549', 'align': 'Left'}Na época de frio, nem tanto, mas quando estamos nas estações quentes, como primavera e verão, é que a maioria das pessoas começa a se preocupar com a estética do corpo. Para não se sentirem gordinhos, buscam as atividades físicas e os tratamentos estéticos. Quanto à alimentação… bom, são muitas as desculpas para justificar o “comer errado”. Mas a tal “falta de tempo” é campeã!
Conforme ESHOJE tem noticiado, desde julho, quando começou a primavera, com reportagens nas edições impressas e posts diários nas mídias sociais, por meio do projeto “De olho no verão”, os médicos alertam: boa alimentação é a chave para qualidade de vida e corpo bonito.
Segundo a nutricionista Gabriela Rebello, o que o organismo precisa é de reeducação alimentar, com produtos de qualidade, conciliados com exercícios físicos. “As pessoas estão cada vez mais incorporando a visão de qualidade de vida e, com isso, mudando os hábitos alimentares. Qualidade de vida é 70% alimentação adequada e 30% exercícios físicos”.
Pensando em quem não tem tempo de cozinhar e nos que se preocupam com a forma física, é crescente os empreendimentos que comercializam saladas: sejam lojas ou nos potes. Mas isso é saudável? Rebello garante que sim, desde que tudo esteja, perfeitamente, higienizado.
“Comer salada faz bem, mas cuidado com as armadilhas, inclusive em restaurantes. As pessoas esquecem que a forma correta de limpar os legumes e verduras não é apenas com água corrente, mas água e cloro (água sanitária). A cada um litro de água, uma colher de sopa de cloro e tem que deixar de molho por 15 minutos. Após esse procedimento que se lava com água corrente”, explicou a nutricionista.
Percursora no comércio de saladas prontas, a jornalista Janaina Carrareto – que se tornou empresária do ramo alimentício tem grande preocupação com a segurança dos alimentos e dos consumidores. “Estudei muito para saber a forma correta de higienização e manipulação dos alimentos, sem contar que li muito para poder montar os cardápios semanais. Além disso, tenho uma nutricionista especialista em segurança alimentar que me ajuda na revisão do cardápio e faz visitas periódicas na cozinha para tirar dúvidas, avaliar a estrutura e a manipulação dos alimentos, além de dar treinamentos”, afirmou ela que é a dona do ‘Pote da Jana’.
Para ter naquele pote uma refeição rica e saudável, é importante que haja carboidrato (como arroz, milho e mandioca), proteínas de origem animal (carne, frango ou peixe), proteínas de origem vegetal (ervilha, soja, grão de bico…), vitaminas, minerais e fibras (hortaliças, legumes e verduras).
Resultados na saúde e corpo
A Jana começou pensando em si, para sua reeducação alimentar. Depois os pedidos foram surgindo e ela largou o jornalismo e migrou para o novo negócio. A empresária Renata Waleska do Amaral, também aderiu ao consumo dos potes de saladas e já comemora resultados.
“Antes eu não tinha uma rotina, um horário certo para me alimentar. Na correria eu montava um prato que não era correto, com muitos carboidratos. Desde março, quando eu comecei a comer de forma mais saudável e com exercícios físicos, já perdi 15kg. No início foi difícil se sentir saciada com a salada em pote, mas agora parece que tem comida até demais”, salientou.
Além da perda de peso, a empresária disse que se sente mais disposta, o intestino funciona regularmente, além de unhas e pele mais saudáveis. “Me sinto bem melhor com o meu corpo, foi como limpeza no meu organismo de dentro para fora”.
Faça seu próprio pote
Para àqueles que são amantes da culinária ou até mesmo para quem está cortando gastos devido à crise econômica, a nutricionista Gabriela Rebello ensina como fazer a sua própria salada em pote. E ela recomenda: o recipiente usado para guardar a marmita saudável tem que ser de vidro, pois o plástico pode liberar toxinas. E o consumo deve ser feito, em no máximo 24 horas.
“O ideal é que a pessoa faça a sua salada sempre de um dia para o outro. E montar é simples, como preparar um prato: primeira camada um molho (natural, de iogurte, mel e mostarda, vinagrete ou só azeite), a segunda folhas (alface, agrião, rúcula), seguida por dois legumes ou mais (preferencialmente de cores diferentes), um carboidrato apenas, sementes e, por último, a proteína animal”, detalhou Rebello.
Entre as dicas, a nutricionista explicou que não se pode colocar alimentos úmidos e/ou molhados. Todos os ingredientes devem estar bem secos e, no caso do tomate, optar pelo cereja.
“A salada em pote pode ser consumida como almoço e janta, porque é uma alimentação completa”, ressaltou a nutricionista. Caso haja alguma restrição alimentar, o indicado é procurar um profissional nutricionista antes de iniciar um novo hábito alimentar.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas