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Saiba onde tirar os documentos necessários para garantir emprego

Foto: reprodução/Web
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O Sine da Serra é o lugar onde os trabalhadores que querem uma oportunidade de emprego devem procurar. Lá, todos os dias, são divulgadas vagas que as empresas parceiras do município oferecem, em diversas áreas.

Mas como se candidatar a essas vagas? É simples. Os trabalhadores fazem um cadastro no Sine e, havendo vaga de emprego compatível com seu perfil profissional, ele recebe uma carta de encaminhamento para participar do processo seletivo. Uma vez feito o cadastro, ele pode se candidatar sempre que precisar.

Para esse cadastro, o profissional precisa apresentar apenas os seguintes documentos: carteira de Trabalho, CPF, RG, além do comprovante de residência. Uma dica importante é que não é preciso apresentar currículo, pois todas as informações serão cadastradas no banco de dados do Sine.

Quem ficou interessado em contar com a ajuda do Sine para garantir emprego em 2019, mas ainda não tem algum documento necessário para o cadastro, pode conferir abaixo onde tirar cada um deles.

O Sine funciona no Pró-Cidadão, localizado na Avenida Talma Rodrigues Ribeiro, 5.416, Portal de Jacaraípe.

Carteira de Trabalho
É possível tirar o documento na própria Secretaria de Trabalho, Emprego e Renda (Seter) da Serra. Os interessados devem acessar o portal Serra + Emprego pelo link http://maisemprego.serra.es.gov.br/. Lá, estão todas as informações e orientações do que é preciso apresentar para a emissão da carteira.

Os atendimentos são realizados mediante agendamento, que deve ser feito pelo telefone 3252-7406 ou pelo site http://agendamento.serra.es.gov.br/. O trabalhador vai comparecer no Sine da Serra no dia e horário marcados, com os documentos exigidos.

RG – Carteira de Identidade
Há um guichê da Polícia Civil para emissão do documento de identidade localizado no Pró-Cidadão. O funcionamento é de 8 às 12 horas, com distribuição de 40 senhas às 8 horas. Após às 12 horas, o atendimento preferencial continua até às 16 horas.

É preciso levar uma foto 3×4 e certidão (original ou cópia autenticada), de acordo com o estado civil:

– Para os solteiros(as), amigados(as) ou união estável, apresentar Certidão de Nascimento.

– Para os casados(as) ou viúvos(as), apresentar Certidão de Casamento;

– Para os separados (as) ou divorciados (as), apresentar Certidão de Casamento com a devida averbação.

A apresentação do CPF não é obrigatória. Caso a pessoa queira que conste o número do CPF na carteira de identidade, deve apresentá-lo no momento do atendimento.

A 1ª vai do documento de identidade é gratuita e a 2 ª via custa R$ 55,63.

Mais informações com a Polícia Civil pelo telefone 3328-7020.

CPF
Basta comparecer a um dos órgãos credenciados pela Receita Federal, como Correios e Banco do Brasil.

É preciso apresentar os seguintes documentos: documento de identificação com foto (que comprove a naturalidade, filiação e data de nascimento) e título de eleitor.

Com o título de eleitor, a pessoa também pode fazer a inscrição pela internet, no site da Receita Federal, nesse site: https://www.receita.fazenda.gov.br/Aplicacoes/ssl/ATCTA/CPF/InscricaoPublica/inscricao.asp.

Os interessados preenchem um formulário eletrônico. Ao final, são gerados, automaticamente, o número de CPF e comprovante de inscrição. O requerente deve anotar o número ou imprimir o comprovante. O documento poderá ser impresso quantas vezes forem necessárias.

Pela internet, a inscrição é gratuita. Nos órgão credenciados, há cobrança de taxa no valor máximo de R$7.

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