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Rodovias federais do ES receberão 10 novos radares portáteis

Thiago Sobrinho – [email protected]

{'nm_midia_inter_thumb1':'http://www.eshoje.jor.br/_midias/png/2014/09/09/1_novo_radar___c__pia-89742.png', 'id_midia_tipo':'2', 'id_tetag_galer':'', 'id_midia':'540f7fad05776', 'cd_midia':89738, 'ds_midia_link': 'http://www.eshoje.jor.br/_midias/png/2014/09/09/novo_radar___c__pia-89738.png', 'ds_midia': '', 'ds_midia_credi': 'Comunicação PRF', 'ds_midia_titlo': '', 'cd_tetag': '3', 'cd_midia_w': '400', 'cd_midia_h': '348', 'align': 'Left'}Até o início deste mês, as rodovias federais do Espírito Santo tiveram mais de cinco mil acidentes, com aproximadamente 190 vítimas fatais e três mil feridos. Na maioria dos casos, o excesso de velocidade foi um dos maiores responsáveis pelas tragédias que ocorreram nas BRs 101, 262 e 269.

Com o intuito de frear esses números, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) adquiriu dez novos radares portáteis, que estarão funcionando a partir de novembro deste ano em trechos críticos que não possuem radares fixos. Os novos equipamentos foram doados pela ECO 101, concessionária que administra a BR 101 aqui no Estado.

Segundo o inspetor Alexander Valdo Lemos, da Polícia Rodoviária Federal (PRF), a principal vantagem dos radares móveis é que eles irão intensificar o monitoramento e auxiliar na identificação de quem excede os limites de velocidade nas estradas federais.

“Há aqueles motoristas que tem o hábito de reduzir a velocidade apenas onde existem radares fixos instalados. Porém, com os novos equipamentos, esses condutores serão flagrados”, comenta.

Ainda de acordo com o inspetor, a previsão é de que os novos radares sejam instalados em pontos críticos onde há incidência de acidentes, mas que não possuem radares fixos.

Os trechos que contarão com a presença dos novos equipamentos estão localizados no extremo sul do Estado; entre os munícipios da Serra e Ibiraçu; na região norte, em Linhares e na BR 262.

Com a chegada dos novos radares, a PRF aumentará para 16 o seu número de radares móveis. Antes de irem para as rodovias, cerca de 200 agentes rodoviários passarão por um treinamento teórico e prático para aprender como manuseá-los.

O novo radar é o LaserTech TruCam. Resistentes à chuva e poeira, os novos equipamentos operam com precisão em qualquer condição climática, inclusive à noite. Eles possuem alcance maior do que os radares utilizados atualmente, podendo flagrar todos os tipos de veículos, incluindo motocicletas.

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