Dólar Em alta
5,016
29 de março de 2024
sexta-feira, 29 de março de 2024

Vitória
24ºC

Dólar Em alta
5,016

Rio Jucu sai do nível crítico, mas Cesan não descarta novo racionamento

Rio JucuO Rio Jucu, em Vila Velha, está fora do nível crítico. De acordo com o último boletim de vazão da  Agência Estadual de Recursos Hídricos  (Agerh), a média atual está em 5.504, quando o nível crítico é de 5.592. Já o Rio Santa Maria da Vitória está com vazão de 2.264, bem abaixo do nível crítico que é de 3.800. A Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan) não descarta um novo racionamento de água na Grande Vitória.

Em 23 de janeiro de 2017, o Rio Jucu chegou ao nível de 10.152. No mesmo mês, Vitória registrou o terceiro janeiro seguido de tempo mais seco e o tempo segue com temperaturas de até 34º graus durante a semana. Sobre a situação atual, a Cesan informou que “não descarta o racionamento, dependendo das condições dos mananciais”.

Em Setembro de 2016, o Espírito Santo passou pela pior estiagem dos últimos 80 anos. 20 municípios estraram em situação “extremamente crítica” por causa da falta de água, e inúmeros prejuízos foram causados a agricultura e agropecuária de algumas regiões.

O racionamento de água atingiu 58 bairros da Grande Vitória. Bairros de Vitória, Vila Velha, Cariacica, Serra e Viana, além de Praia Grande, em Fundão, foram agrupados em sete regiões distintas. A cada dia da semana uma região teve o fornecimento de água suspenso por um prazo de 24 horas, sempre a partir das 12h. Passadas as 24h de interrupção, o sistema retornava ao norma. Foi a primeira vez, na história do estado, que a capital passou por racionamento de água.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas