Fernanda Almeida

Fernanda Almeida é casada, mãe de dois filhos, sommeliére inserida no mundo do vinho há 8 anos.

uva-viognierUm vinho que pôde ser considerado “joia rara”. A viognier é uma variedade de uva branca que já esteve quase extinta, e a historia diz que durante a década de 1960 a área plantada com essa variedade chegou a ser apenas oito hectares. E todos concentrados no Vale do Rhône, em Condrieu, e em Château-Grillet. Atualmente vem crescendo e, além da França, obtém sucesso na Itália, Espanha, Suíça, Estados Unidos, Chile, Argentina, África do Sul, Austrália, Nova Zelândia e também no Brasil.   

Essa cepa de pele grossa tem um cultivo complexo, propensa a mofo, de rendimento baixo e imprevisível. Para desenvolver bem seus aromas e sabores precisa ser colhida bem madura, por esse motivo costuma produzir vinhos com teores alcoólicos bem expressivos. 

O vinho da viognier ten acidez baixa, de aromas sedutores lembrando pêssego, pera, damasco, camomila, lavanda, tomilho e pinho. Podendo ter leve passagem em carvalho, temos então um toque de baunilha no final. 

Vale lembrar que esta uva também produz deliciosos vinhos de sobremesa (colheita tardia). Nos secos harmoniza com queijo brie, massa com molho branco, aves grelhadas, saladas, salmão grelhado. Nos de colheita tardia uma torta de damasco ou a própria fruta servida com gorgonzola é uma ótima pedida!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *