Dólar Em alta
5,016
29 de março de 2024
sexta-feira, 29 de março de 2024

Vitória
23ºC

Dólar Em alta
5,016

Representantes da saúde prometem ir à Justiça contra fechamento de Utin do Dório Silva

Leone Oliveira – [email protected]

O Conselho Estadual de Saúde (CES) se reúne, na manhã desta quarta-feira (18), para deliberar sobre o fechamento da Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (Utin) do Hospital Dório Silva, localizado na Serra. A proposta da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) é transferir os 26 leitos da unidade para o Hospital e Maternidade Dr. Alzir Bernadino Alves (Himaba), em Vila Velha. Caso não tenha acordo, a briga pode parar na Justiça.
Em abril, o conselho emitiu resolução contrária a transferência desses leitos e ao, consequente, fechamento da Utin do Dório Silva. O secretário estadual de Saúde, Ricardo de Oliveira, que também ocupa o cargo de presidente do conselho, homologou a resolução, porém quer revogar a decisão, alegando que a assinatura do documento era eletrônica e foi um equívoco.
Durante a reunião, marcada para às 8h, na sede da Sesa, na Enseada do Suá, Vitória, os integrantes do CES pretendem reafirmar a posição contrária a transferência dos leitos para o Himaba e, caso o secretário decida pelo fechamento da Utin, a briga será na Justiça. “A briga vai ser judicial se ele insistir na matéria”, disse o diretor de comunicação do Sindicato dos Trabalhadores da Saúde (Sindsaúde-ES) e integrante do conselho, Valdecir Gomes do Nascimento.
De acordo com ele, apenas a secretaria é a favor da transferência, já que os conselhos e fóruns municipais de saúde também se mostram contrários a decisão. Nascimento explica que o Himaba não dá conta da demanda e o deslocamento é muito grande para as mães ficarem perto dos filhos.
“A Utin do Dório Silva dá suporte a maternidade do Jayme [Hospital Dr. Jayme dos Santos Neves], que é ali perto. Imagina ficar esperando por uma ambulância para transferência? Esse é o tempo que morre uma criança. É desumana essa posição da Sesa”
Por nota, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) informa que a transferência dos leitos da Utin do Dório Silva não será ponto de deliberação nesta reunião. Será solicitado o prazo de, no mínimo 60 dias, para a apresentação por parte da equipe técnica da Sesa dos estudos para organização do atendimento em terapia intensiva neonatal na rede de atenção materno infantil.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas