WhatsApp Image 2017-11-22 at 18.48.42
Cinco trechos da Curva da Jurema estão interditados (Foto: Thais Rossi)

Com o verão chegando, os capixabas querem sair e aproveitar as praias para se exercitar ou tomar banho. Em Vitória são realizados testes semanais para saber a qualidade das águas. Segundo a prefeitura, dos 26 pontos analisados na última análise, cinco estão impróprios para banho na região da Curva da Jurema e um em Camburi.

De acordo com o resultado, os pontos impróprios são: 12 (Praia de Santa Helena, 100 metros após a ponte da Ilha do Frade); 12ª (Praia do Canto, na praça dos desejos, em frente a escola de velas); 13 e 14 (200 metros antes e em frente as barracas da Curva da Jurema, respectivamente); 15 (ao lado da Capitania dos Portos); ponto três da Praia de Camburi (150 metros antes do segundo píer).

Um teste de balneabilidade realizado no dia 16 apontou que dos dez pontos de análise na Praia de Camburi, seis estavam impróprios para banho e um interditado. Segundo a Secretaria de Meio Ambiente (Semmam) ele foi feito após um final de semana com muitas chuvas em toda Grande Vitória, o que culminou com o resultado parcialmente negativo.

A Semmam informou que a análise bacteriológica nas praias de Vitória é feita semanalmente com amostras de água, conforme estabelecido pela Resolução 274/00 do Conselho Nacional de Meio Ambiente (CONAMA). Entre os fatores que podem influenciar se água está própria ou imprópria para banho estão estiagem prolongada; ocorrência de chuvas; condições da maré; presença de resíduos e despejos (sólidos ou líquidos), inclusive esgotos sanitários, óleos, graxas e outras substâncias, capazes de oferecer riscos à saúde ou tornar desagradável à recreação.

WhatsApp Image 2017-11-22 at 18.48.43
Vagner Braúna estava curtindo a praia em ponto impróprio para banho (Foto: Thais Rossi)

O motorista Vagner Braúna sai da Grand Vitória para aproveitar a Curva da Jurema, mas não sabia que a região do ponto 13, onde ele estava, está imprópria para banho. “Frequento aqui há bastante tempo e não sabia. Fui pego de surpreso. Acho um desperdício, e um espaço bom pra trazer a família. E aparentemente não parece estar próprio para banho. Tem que limpar os pessoas mais frequentam. Melhorar atrai mais visitantes. Fico com um pouco de medo mas não deixo de entrar. Vou continuar frequentando, mas mais receoso”.

 Já o empresário Omar Sineriz é argentino e mora em Vitória há 20 anos. Diz que sempre aproveitou a praia de Camburi. Ele acredita que parte da poluição venha do pó preto, problema antigo de Vitória. “Eu já sabia porque colocam placas sobre água imprópria. Sempre venho. Não sou muito de entrar na água, mas sempre curti com minha filha e nunca tive problemas. Acredito que tenha um pouco de influência do pó preto, até porque as vezes a areia fica suja. Claro que vou me prevenir. O morador de Jardim da Penha sabe como é”.

Vila Velha A Prefeitura de Vila Velha informou que dos 13 pontos analisados no município, apenas quatro estão impróprios para banho:

1 – Lagoa Grande – Av. Espírito Santo

2 – Lagoa Morada do Sol – Em frente à Rua Gerânios

3 – Praia do Barrão – Na Av. Anderssem Fidalgo Pereira

4 – Praia dos Recifes – Em frente à Rua Mar Azul

5 – Praia de Ponta da Fruta I – Em frente à pracinha (Impróprio)

6 – Praia de Ponta da Fruta II – Em frente à Rua da Bomba

7 – Praia da Barrinha – Próximo à foz do Rio Jucu (Impróprio)

8 – Praia de Itaparica I – Em frente à Rua Itaiabaia

9 Praia de Itaparica II – Colônia de Pescadores

10 Praia de Itapuã – “Beverly Hills”- Em frente à Rua Jair de Andrade

11 – Praia da Costa I – Em frente a Av. Champagnat

12 Praia da Costa II – (Praia da Sereia)

13 Praia do Ribeiro – Em frente à Rua Santa Berenice (Impróprio)14 Prainha – Meio da Prainha (Impróprio)

Guaparari

O último estudo divulgado pela Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura (Semag), de Guapari, apontou que dos 13 pontos coletas, todos apresentaram resultado positivos e estão próprios para o banho:

Ponto 1 – Praia de Meaipe – Em frente ao Hotel Gaeta

Ponto 2 – Praia de Bacutia – Em frente ao Ed. Reserva da Bacutia

Ponto 3 – Praia de Peracanga – Em frente ao Ed. Monteiro Lobato

Ponto 4 – Praia da Areia Preta – Em frente ao Ed. Solar da Praia

Ponto 5 – Praia das Castanheiras – Próximo ao Siribeira Iate Clube

Ponto 6 – Praia dos Namorados – Em frente ao Hotel Atlântico

Ponto 7 – Praia da Virtudes – Em frente à praça

Ponto 8 – Prainha de Muquiçaba – Em frente a Rua Francisco Furtado Ponto 9 – Praia do Morro I – Em frente ao Ed. Varandas de Guarapari

Ponto 10 – Praia do Morro II – Em frente ao Quioque 9

Ponto 11 – Praia do Morro III – Em frente ao Ed. Maison Classic

Ponto 12 – Praia de Santa Mônica – Em frente à Rua Santa Rita

Ponto 13 – Praia de Setiba – Em frente ao Quiosque Alto Astral

Serra

A Prefeitura da Serra informou que apenas o Nova Almeida ponto 1 (próximo ao acesso da passarela) está impróprio para banho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *