Dólar Em alta
5,243
18 de abril de 2024
quinta-feira, 18 de abril de 2024

Vitória
23ºC

Dólar Em alta
5,243

Reajuste no contrato do Transcol pode aumentar valor da passagem em janeiro

TranscolO reequilíbrio econômico-financeiro dos contratos de concessão do Sistema Transcol sofrerá um reajuste de 13,55%, o que pode afetar o valor da passagem dos coletivos.

A Secretaria de Estado dos Transportes e Obras Públicas (Setop) disse que ainda não há nenhuma definição sobre o reajuste da tarifa, mas a data prevista para que isso aconteça é o mês de janeiro.

Segundo a Setop, a publicação dos aditivos foi feita na última quinta-feira (27). A avaliação do reequilíbrio foi aprovada, por unanimidade, pelo Conselho Gestor dos Sistemas de Transportes Públicos Urbanos de Passageiros da Região Metropolitana da Grande Vitória (CGTRAN/GV), que se reuniu na quarta (19), para analisar o resultado da auditoria contratada pelo Estado nos contratos de concessão do Sistema Transcol.

De acordo com a Setop, a auditoria apontou a necessidade de um reequilíbrio de 13,55% no custo por quilômetro a partir de 6 de janeiro de 2019, enquanto a auditoria realizada pelos empresários apontou 25,19%.

A principal causa para o desequilíbrio do contrato foi a queda da demanda de passageiros provocada pela crise econômica e o desemprego, tendo em vista que o trabalho é responsável por mais de 60% do volume de viagens no transporte coletivo. No período de 2015 a 2018, houve uma redução 25 milhões de passageiros transportados pelo Sistema Transcol.

A Setop disse também que os estudos foram realizados pelo Consórcio Quantum / Locale contratado pela Secretaria para fazer a avaliação do equilíbrio econômico-financeiro dos contratos de concessão do Sistema Transcol. Além de levantar pontos positivos e negativos, esse trabalho é uma referência para aperfeiçoar o processo de concessão. A avaliação periódica, a cada dois anos, está prevista nos contratos e subsidiará a revisão tarifária, que é anual e ocorre no mês de janeiro, conforme prevê os contratos em vigor.

Segundo o Secretário de Estado dos Transportes e Obras Públicas, Paulo Ruy Carnelli, esse ajuste poderá ser repassado às empresas por meio da tarifa o com o aumento do subsídio, mas a decisão será tomada, posteriormente, pelo Governo do Estado.

Governo

A equipe do governador eleito, Renato Casagrande, informou a reportagem que não teve acesso aos documentos. Assim que assumir, a Setop irá tomar pé da situação e se pronunciará.

GVbus

Procuramos também o Sindicato das Empresas de Transporte Metropolitano da Grande Vitória (GVbus), que por nota, informou que não irá se manifestar.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas