Após demonstrar preocupação com os prejuízos na venda de chocolates no período da páscoa, diante do cenário do aumento de casos de coronavírus no Espírito Santo e no mundo, pequenos e médios negócios vêem luz no fim do túnel com o novo decreto que permite a abertura de chocolaterias na semana do feriado.
O decreto, publicado nesta sexta-feira (3) no Diário Oficial do Espírito Santo, permite que lojas de venda de chocolates funcionem sem limitação de horário, a partir da próxima segunda-feira (6). A medida foi anunciada na quinta (2), para o alívio de muitos comerciantes do setor.
“Veio na hora certa”, afirma a gerente da chocolateria capixaba Le Chocolatier, Fabiana Fabis.
“Para nós o decreto foi muito positivo, pois com isso acredito que vamos conseguir retomar o faturamento do ano passado. Mesmo assim, estamos trabalhando para o lançamento de promoções a partir da próxima semana, para alavancar ainda mais as vendas”.
A Le Chocolatier terá três lojas funcionando normalmente, na Praia do Canto, Bairro de Fátima e a outra no Aeroporto.
Mas a gerente garante que todas as medidas de higiene já eram adotadas.
“Sempre tivemos álcool em gel disponível para os clientes e funcionários, por trabalharmos com alimentos. E para diminuir os riscos, adotamos o uso de máscaras dentro da loja, e limitamos a entrada de, no máximo três pessoas, por vez”.
Além disso, a empresa capixaba adotou a entrega de pedidos através do sistema Drive Thru, onde o cliente que prefere evitar o contato poderá fazer o pedido através do WhatsApp, e buscar no local, onde o funcionário fará a entrega sem que precise entrar na loja.
Para alguns, a medida veio tarde demais. É o caso do diretor da Espírito Cacau, Paulo Gonçalvez Pereira. “Já passou da hora de lançarem esse decreto. Estamos em cima da hora. As maiores vendas da páscoa são para os empreendedores individuais que trabalham de casa. Esses costumam comprar antecipadamente e não sei se conseguimos recuperar essas vendas”.
Com a reabertura das lojas físicas, a Espírito Cacau conta com anúncios para o aumento das vendas. “Estamos investindo pesado na divulgação tanto nas redes sociais como nos meios de comunicação para amenizar o prejuízo. Iremos abrir tomando todos os cuidados que sempre tivemos com a higienização das lojas, que não vemos em outros estabelecimentos que continuaram abertos”
Além do uso habitual de álcool em gel no interior da loja, a rede adotou o uso de máscaras para a proteção dos clientes e funcionários. “Cada loja terá o limite de apenas um cliente por vez como medida de segurança, pois, acredito que devemos sim reduzir o tumulto de pessoas. Mas não dá para parar tudo”.
Ele explica o posicionamento, dando o exemplo de serviços essenciais.
“Imagina se você estraga o carro no meio do caminho e não tem oficina aberta, ou para quem tem animais de estimação, os pet shops não estivessem disponíveis? Para donos de lojas de roupa, por exemplo, que questionarem a decisão da abertura do nosso segmento, eu explico que daqui há alguns meses as pessoas continuarão comprando roupas. Mas o meu produto é perecível”.
A Chocolates Garoto e a Cacau Show informaram que apesar do decreto, as lojas permanecerão fechadas.
Por meio de nota, a Garoto informou que a decisão visa garantir a segurança dos colaboradores e consumidores.
A Cacau Show informou que desde a declaração de pandemia pela Organização Mundial de Saúde (OMS), manteve as portas fechadas e que, preocupados com a qualidade do produto, paralisaram a indústria no dia 23 de março, voltando a dedicação para a campanha de páscoa.
“Para os consumidores que quiserem garantir suas compras de Páscoa ou se abastecer de chocolate para enfrentar o período de isolamento, criamos um site que atende todo Brasil. Como opção para todas as capitais, também estamos no iFood, que garante a entrega em casa, em pouco tempo”.