raquel-lessaO que era para ser uma viagem de feriado em família está dando uma dor de cabeça à deputada estadual Raquel Lessa (SD). Isso porque a ausência da parlamentar na Assembleia Legislativa representa um corte de mais de R$ 2,5 mil em seu salário de aproximadamente de R$ 25,3 mil. Os dias cortados da deputada representam mais de dois salários mínimos de um trabalhador após 30 dias corridos trabalhados.

A falta de Lessa não foi o problema, mas a justificativa. Um oficio de seu gabinete à presidência da Casa dava conta que a deputada do Solidariedade faria “participação em atividades externas”. No entanto ela viajou, de 26 de abril a 3 de maio para Cartagena, litoral colombiano. A deputada não quis comentar a situação e nem porque não resolveu antes mesmo que isso fosse alvo de notícias. Mas, mas por meio de nota, afirmou que “houve um equívoco”.

“A viagem que fiz no mês passado estava com data marcada para o dia 26 de abril e retorno programado para o dia 1 de maio. Informei à Mesa Diretora, como manda o regimento da Assembleia, para que os dias fossem descontados do meu contracheque. No entanto, uma mudança no voo, de inteira responsabilidade da companhia aérea, alteraram as datas de ida e de volta. Pedi ao Gabinete que fizesse novo comunicado ao Presidente, para que as datas da viagem fossem alteradas em razão do problema da Companhia Aérea. Aí é que houve um equívoco. Foram feitas duas comunicações à Presidência, uma para alteração das datas da viagem e outra para justificar minha ausência, pois mesmo tendo permanecido no Estado, não consegui participar da Sessão do dia 26 de abril, pois tive que permanecer no aeroporto aguardando a solução do problema pela Companhia Aérea”, disse por meio de nota.

Pelo regimento interno da ALES, basta que o parlamentar justifique ausência para não ter o salário descontado. De acordo com Raquel Lessa, ela solicitou à Presidência da Casa que desconte, em contracheque, a falta do dia 26 e diz ter ciência de que os dias 02 e 03 de maio também serão descontados por determinação de normas regimentais. “Estou entrando com uma ação por danos morais e reparação contra a companhia aérea, por todo o desgaste sofrido”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *