Dólar Em alta
5,259
18 de abril de 2024
quinta-feira, 18 de abril de 2024

Vitória
29ºC

Dólar Em alta
5,259

Raquel Dodge assume como primeira mulher na PGR e se diz comprometida contra corrupção

Raquel DodgeTomou posse, na manhã desta segunda-feira (18), como a primeira mulher a comandar a Procuradoria Geral da República (PGR), Raquel Dodge. Ela está na instituição há mais de 30 anos ela assume a cadeira que foi ocupada nos últimos quatro anos por Rodrigo Janot. Em sua fala de oito minutos, a nova chefe do Ministério Público prometeu “defender a democracia, zelar pelo bem comum e meio ambiente e garantir que ninguém esteja acima da lei e ninguém abaixo da lei”.

A cerimônia de posse contou com a presença de familiares de Raquel Dodge, integrantes do Ministério Público, magistrados e políticos, entre os quais o presidente Michel Temer. A nova procuradora-geral da República, Raquel Dodge, diz que o MP deve priorizar a atuação de seus membros para resolver problemas graves que inibem o bom desenvolvimento humano. E acrescentou que os desafios são muitos. “Não é possível dizer que será fácil, mas confirmo que os problemas serão encarados com seriedade.”

A nova procuradora-geral da República disse que não faltam meios orçamentários, nem instrumentos jurídicos para fazer cumprir a Constituição. Ela diz estar certa que o MP continuará recebendo o apoio necessário da presidência e do Congresso, destacando que é dever da instituição cobrar dos que gerenciam o gasto público que o façam de modo honesto para restabelecer a confiança das pessoas nas instituições de governança.

Veja a íntegra do discurso.

À frente do MPF, Raquel tem a missão de garantir a continuidade da Operação Lava Jato, que investigou mais de cem políticos de diferentes partidos durante a gestão de Janot, que se tornou o primeiro procurador-geral a denunciar um presidente da República.

Janot apresentou duas denúncias contra Temer, a última na quinta-feira (14) pelos crimes de obstrução de Justiça e organização criminosa. Para que o STF analise a acusação é preciso a autorização da Câmara dos Deputados.

Na primeira denúncia, apresentada em junho por corrupção passiva, o maioria dos deputados decidiu que o caso só será analisado pelo Judiciário ao final do mandato de Temer.

Viagem de Temer

A cerimônia foi antecipada para o início da manhã para conciliar com a agenda de Temer. Após a posse de Raquel, o presidente da República embarcará para Nova York, nos Estados Unidos, onde participará, ainda nesta segunda-feira, de um jantar oferecido pelo presidente norte-americano Donald Trump. Nesta terça, Temer faz o tradicional discurso de abertura da Assembleia Geral das Nações Unidas.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas