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Radares? Câmeras? Saiba o que significam equipamentos instalados na Praia de Camburi

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Até o mês de fevereiro, a Praia de Camburi deverá receber a faixa exclusiva para ônibus, também chamada de Linha Verde. A instalação dos equipamentos de fiscalização já teve início e gerou muitos burburinhos nas redes sociais e aplicativos de mensagens. Muita gente se pergunta se multas serão emitidas, e a data de início de funcionamento, por exemplo.

Câmeras de videomonitoramento vão ajudar a fiscalizar o tráfego na Linha Verde. Foto: Divulgação / Setran
Câmeras de videomonitoramento vão ajudar a fiscalizar o tráfego na Linha Verde. Foto: Divulgação / Setran

De acordo com a Prefeitura de Vitória, a fiscalização da Linha Verde será feita por 16 câmeras de monitoramento. Também poderão trafegar na faixa ônibus escolares, particulares e de excursão e turismo, além de micro-ônibus.

As câmeras também servirão ao “cerco eletrônico”, auxiliando o trabalho da Guarda Municipal. Os veículos de passeio somente poderão acessar a faixa exclusiva ao entrarem nos bolsões de estacionamento da praia.

Ainda de acordo com a administração municipal, a previsão é de que todos os equipamentos que farão a leitura dos veículos que entrarem na Linha Verde sejam instalados ainda neste mês, aproveitando a diminuição do fluxo de veículos em Vitória por conta do período de férias escolares e também a estiagem. Logo em seguida, será executada a sinalização vertical.

A previsão é que no início de fevereiro a Linha Verde deverá ser liberada para os ônibus, passando por um período de teste. O objetivo principal é dar prioridade ao corredor de ônibus, servindo diretamente a quem utiliza o transporte coletivo.

Agilidade

Segundo o secretário de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana de Vitória, Tyago Hoffmann, a instalação dos equipamentos segue adiantada.

A Linha Verde dará agilidade aos corredores de ônibus, evitará paradas sem necessidade e também aumentará a segurança para o embarque e desembarque de passageiros dos coletivos.

Como nesse trecho de Camburi as baias de ônibus são segregadas, os ônibus que não precisam fazer embarque e desembarque de passageiros poderão ultrapassar os demais pela faixa exclusiva.

O secretário destacou que também será feito um trabalho de educação e conscientização de motoristas, pois a intenção não é punir, mas implementar um projeto que servirá à coletividade.

A faixa funcionará entre o píer de Iemanjá e o cruzamento da Dante Michelini com a avenida Norte-Sul (sentido Jardim Camburi). A extensão será de 3,8 quilômetros. A faixa exclusiva será a da direita, em função dos pontos de ônibus estarem nesse lado da pista. Nesse trecho, a via possui três faixas de rolamento, além das faixas de conversão à esquerda.

Estrutura

A Linha Verde na avenida Dante Michelini ganhará placas e sinalização horizontal, com pintura no pavimento de legendas como “Linha Verde” e “Só ônibus”. O modelo já é adotado na avenida Desembargador Santos Neves, na Praia do Canto.

A faixa vai funcionar de segunda a sexta-feira, das 6 às 20 horas, e aos sábados, das 6 às 14 horas.

Câmeras de videomonitoramento vão ajudar a fiscalizar o tráfego na Linha Verde. Foto: Divulgação / Setran
Câmeras de videomonitoramento vão ajudar a fiscalizar o tráfego na Linha Verde. Foto: Divulgação / Setran

Mudança

Tyago Hoffmann disse que a implantação da Linha Verde cria um espaço privilegiado para o transporte coletivo. Ele destacou que a implantação será aos poucos, pois é uma mudança cultural.

“Nossa prioridade é o transporte público, uma vez que ele transporta cerca de 60% das pessoas nos horários com maior fluxo. Além disso, é muito mais sustentável que o transporte individual. Por isso, o nome do projeto é Linha Verde, para lembrar que, ao investirmos no transporte público, estamos investindo também no meio ambiente e no desenvolvimento sustentável da cidade”.

Novos trechos

O objetivo é gradativamente ampliar os corredores exclusivos de ônibus para outros lugares. A Secretaria Municipal de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana (Setran) avalia novos trechos para a implantação do sistema, como no sentido contrário da Dante Michelini (trecho da Norte Sul até a Ponte de Camburi), avenida Fernando Ferrari (trecho da Ponte da Passagem até o aeroporto) e avenida Beira-Mar.

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Comentários
  1. Isso é mais um absurdo, melhorar a qualidade dos ônibus colocando ar condicionado e das vias não o fazem. Sem falar desse pó preto que nos massacra diariamente e desses agentes de trânsito que não ajudam em nada e só fazem é multar. Verdadeira indústria essa, querem acabar de enterrar a população que só faz pagar impostos e mais impostos com o mínimo de direitos!!!

  2. Muito boa a iniciativa. Infelizmente nos brasileiros só respeitamos o próxima quando a punição vem em forma de multas e taxas e tal…. Nas madrugas (ou ate mesmo fora deste horário) a av Dante Michelini mais parece uma pista de rachas…. Parabens!!!!!

  3. Querem agilidade no trânsito?
    Configurem os sinais que são totalmente desorganizados façam mais pistas, ponham os guardas municipais para trabalharem pois estes só servem para aplicar multas e não dão mobilidade ao trânsito, todos sabemos os pontos e horários mais criticos do nosso trânsito mesmo assim não vemos guardas nestes locais.

  4. Vitoria ES a única cidade no Brasil que não inclui TAXI na mobilidade Urbana , acorda Sr prefeito táxi também é transporte de passageiros blz

  5. Mais uma maneira de saquear a população..não basta os impostos, as multas, agora câmeras? Sem contar quanto foi gasto no contrato de tantas câmeras..isto para mim é mais um roubo, uma maneira de roubar os cofres públicos

  6. Vai ser iqual as câmeras de monitoramento que até então se pensava que era para segurança contra roubos e furtos, mas hoje pelo projeto de lei as mesmas podem multar motorista. Para que estas câmeras comecem a fazer outro tipo de serviço para ganhar dinheiro, isso tenho certeza que ninguém dúvida. Na política pública hoje tá difícil de acreditar em alguém, principalmente se tratando de dinheiro .

  7. Acredito eu que mais pra frente esse novo sistema também fiscalizará veículos com documentação irregular ,pois se tratando de arrecadação de impostos os órgãos públicos sempre andará a frente.

  8. Mais uma fabrica incalculavel de dinheiro.Ruas esburacadas,asfaltos irregulares,etc…com tanto dinheiro que arrecadam e complicado … nao creio que vai melhorar a fluidez do transito vai afunilar os carros com a faixa exclusiva para onibus. Essa fiscalizaçao infelizmente será mais um cofre sem fundo pq pra motoristas sem educaçao egoístas …nao basta mais fiscalizaçao a questao ai é fazer cumprir a lei .mais ate no cumprimento da lei tem a tal da fiança e mais dinheiro no caixa…queria acreditar que vai melhorar,e esperar pra ver.

  9. Há ideia é. Boa, mas não temos tantas pista assim, mesmo tbm terão que que fazer uma boa educação com motoristas de ônibus eles mesmo não tem paciência nenhuma no trânsito, eles são mal educados, mas eles sabem que devem proteger os veiculos menores, eles mesmo tem muitos cursos mas não aplicam na regra, gostaria de saber se eles serão tbm punidos, por usar as outras faixas ?.

  10. Morei em São Paulo muitos anos… e comparando: Vitória no meu entender não tem 1/10 do trânsito , nem congestiona para ter corredor exclusivo de ônibus etc e tal , PQP aonde alguns políticos põe as mãos é só pra fazer bosta ou arrecadar (roubar) muito dinheiro! Basta observar o número EXAGERADO de radares…!

  11. Com este calor infernal quer obrigar o cidadão a andar de ônibus. Vai congestionar o trânsito ainda mais, investir em transporte publico de wualidade não quer. Aliás prefeito nao anda de ônibus. O poder publico obriga o uso de cinto de segurança nos carros particulares, da mesma forma obriga o uso de cadeirinha para transportar criancas, contudo, nos ônibus não é necessario, isto é conivência senhor prefeito, ou srja, ônibus é para transportar gado e não pessoas!

  12. Querem melhoria na mobilidade urbana? Cadê o projeto do sistema aquaviário. As embarcações não irão tirar uma faixa de pista pra quem depende do carro no transito de Camburi, que por sinal irá se tornar um transtorno pra quem mora na região.

  13. Mais um capítulo da vergonhosa indústria da multa. Sincronizar os radares, colocar a guarda para ordenar o trânsito e prover políticas de mobilidade urbana que sejam funcionais e não meramente punitivas, entre tantas outras ações que são necessárias por parte da prefeitura e não são tomadas é o que prejudica o trânsito e os contribuintes. Discurso de que brasileiro só aprende quando toma multa deve se tomado por quem fala por si mesmo.

  14. Se estão preocupados em melhorar o trânsito, porque será que não voltam com o funcionamento das barcas? Será que é porque não é viável para os cofres públicos? E para o bolso dos empresários dos transportes públicos também?

  15. Eu acho certo como falou o secretario que a intenção não seja a de multa, e sim de conscientizar os motoristas a cerca desta ação, pois pagamos de mais para o estado , os corretos pagam para os incorretos.

  16. Só uma pergunta… Terá alguma fiscalização para os motoristas que andam bem abaixo da velocidade permitida na faixa da esquerda na Avenida Dante Michelini sentido Jardim Camburi?? Porque a unica faixa que realmente funciona é a da direita, justamente a que não poderemos mais transitar! ABSURDO! Quem faz esse tipo de projeto certamente não transita todo dia pela via! Aí me gastam um rio de dinheiro instalando 16 câmeras de monitoramento pra “fiscalizar” o trecho… peguem esse dinheiro e coloquem câmeras em locais onde existam roubos constantes, isso sim! Façam-me o favor de criar coisas úteis para a cidade e não esse tipo de piada que só deixará o transito ainda mais caótico na ORLA de Camburi.

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