Dólar Em baixa
5,148
25 de abril de 2024
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Vitória
23ºC

Dólar Em baixa
5,148

Quer parar de fumar? Saiba onde procurar ajuda com programas gratuitos ou pagos na Grande Vitória

efeito_fumaca_cigarro_saude_17786-22555A decisão de parar de fumar não é fácil, mas o primeiros passo para um tratamento. Quem deseja abolir esse vício, na Grande Vitória programas pagos e gratuitos são oferecidos para ajudá-los. Os males causados pelo hábito de fumar são muitos. Incluem aproximadamente 50 doenças, dentre elas, aumenta também em até 20 vezes a chance de desenvolver o câncer no pulmão, comparado aos não-fumantes.

Infiltrado na rotina, ele prejudica a saúde, favorecendo o aparecimento de doenças, afetando a autoestima e até o orçamento doméstico. Os danos do tabagismo atingem não só quem fuma, mas quem convive com o fumante. Um fumante passivo tem 20% mais de chances de desenvolver alguma doença do que pessoas que não estão expostas ao fumo. A pneumologista Karina Tavares explica os malefícios desse vício e algumas das doenças causadas por conta do cigarro, como o câncer de pulmão, derrame cerebral, entre outros. Além disso, esclarece que é possível reverter esse quadro com força de vontade e algumas mudanças de hábitos.

Dentre os benefícios de parar de fumar, a médica destaca a melhora da autoestima, redução do risco de doenças cardiovasculares, melhora visível da textura da pele. A oncologista Juliana Alvarenga Rocha diz que aproximadamente 90% dos casos de câncer no pulmão estão relacionados ao tabagismo. E entre os 10% restantes, um terço é de fumantes passivos. “No álcool se mede uma quantidade, como uma taça de vinho por dia. Já o cigarro não existe dose. Uma pequena quantidade já faz muito mal. O número de morte por tabagismo é grande e é triste. Porque é uma coisa que pode ser evitada. Não adianta a pessoa falar que vai parar. Ela precisa entender que é uma doença e precisa de tratamento”, afirma a oncologista.

Para lembrar a população dos perigos que esse hábito representa para a saúde e para o meio ambiente, nesta quarta-feira (31) é celebrado o Dia Mundial sem Tabaco. E a decisão de abandonar o cigarro traz muitas vantagens para a saúde, alguns até em curto prazo. Como por exemplo, os sintomas comuns em fumantes, como tosse, rouquidão, fadiga e falta de ar ficam bem mais tênues depois de um mês que a pessoa deixa de ser fumante.

O auxiliar de serviços gerais Paulo Victor Ferreira fumou durante 13 anos, até o momento que decidiu procurar alguma entidade que o ajudasse a perder esse hábito. Ferreira fez o tratamento e conseguiu parar. “Fumar é perigoso. É um vício. Você acha que não faz mal, mas tem uma hora que você percebe não é tão inofensivo assim. Minha família me apoiou muito e eu consegui superar e até sinto vergonha daquele tempo. Quem fuma, pare. É perigoso. Depois que você para tudo fica melhor. No primeiro momento você sente dificuldade de respirar e ansiedade e quer voltar a fumar de novo. Mas depois que passa essa possessão você vê que até para respirar é melhor”, afirma.

A Prefeitura de Vitória informou que os fumantes que residem no município e querem se livrar do vício podem procurar a unidade de saúde do seu território durante todo o ano, pois ela está preparada para acolher o usuário e encaminhá-lo para o tratamento, que consiste em atendimento individual, com utilização ou não de medicamento, e também em participação em terapias de grupo.

Ainda segundo a prefeitura, ao final, o percentual de pessoas que largam o tabaco é de 76%. Desses, 56% fizeram uso de algum tipo de medicação para ajudar. O índice de abandono desde a primeira avaliação clínica até a quarta sessão chega a 39%.

Onde buscar ajuda
Em Vitória, a Unimed também tem um programa de atenção ao tabagista direcionado aos usuários do plano de saúde. O programa conta com uma equipe interdisciplinar que acompanha, apoia e auxilia aqueles que decidiram parar por vontade própria e por estarem cientes dos malefícios decorrentes do hábito. Assim, garante qualidade de vida ao fumante e às pessoas a seu redor.

A Prefeitura de Cariacica informou que no município o Programa de Combate ao Tabagismo é oferecido de acordo com as normas do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca), idealizador do programa, e é desenvolvido em forma de grupos terapêuticos. O tratamento é feito em quatro ciclos por ano, com duração de três meses por etapa.

O terceiro ciclo de reuniões começará em julho e as inscrições devem ser entre 19 e 28 de junho. Em cada unidade são disponibilizadas 20 vagas por turma. As unidades de saúde de Jardim América, Nova Canaã e Santa Fé são as referências para o atendimento.

Para participar, o fumante deve ir pessoalmente até uma das unidades de referência do programa e fazer a sua inscrição. No local, o interessado recebe uma data para retornar à US na semana seguinte para uma avaliação individual. Neste dia receberá o calendário com as datas das sessões do grupo terapêutico

Em Vila Velha o Programa Antitabagismo acontece em duas unidades de saúde: Unidade Estratégia de Saúde da Família do Ibes e Unidade da Ponta da Fruta. Quem quiser participar dos grupos, de até 20 pessoas, pode procurar uma das unidades e colocar o nome. As reuniões acontecem durante três meses, sendo que no primeiro mês as reuniões acontecem uma vez na semana, no segundo mês a cada 15 dias e no último mês, apenas uma vez. O programa também oferece medicamentos, adesivo e goma de mascar que ajudam no processo de abandono do uso do tabaco, que tem a duração de três meses.

A Prefeitura da Serra informou são iniciados quatro grupos por ano, nas seis Regionais de Saúde do município e na Unidade de Sáude de Jardim Carapina, o que totaliza 24 grupos. Cada um deles, é composto por 20 pessoas. Há locais onde há mais de 70 pessoas na espera da abertura do grupo seguinte. O acompanhamento é feito por uma equipe multidisciplinar. O tratamento também dispõe de medicação específica para os pacientes inseridos no GATT, caso necessário, com o intuito de auxiliar no período de adaptação sem o cigarro. Entre elas: adesivo de reposição de nicotina; goma de mascar, comprimido para controle de ansiedade. Para a medicação, é feita avaliação clínica e nível do teste de dependência.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas