Dólar Em baixa
5,016
29 de março de 2024
sexta-feira, 29 de março de 2024

Vitória
29ºC

Dólar Em baixa
5,016

Que tal brincar o carnaval e perder até 800 calorias por hora na folia?

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Carnaval não é só sinônimo de diversão, mas também é uma ótima oportunidade para mexer o corpo e, de quebra, eliminar quilinhos extras ao praticar atividades físicas.

Se você dançar frevo por uma hora, por exemplo, vão ser cerca de menos 800 calorias na conta, segundo o professor do Programa de Orientação ao Exercício Físico (Proef), da Secretaria de Saúde da Serra, Marcelo Teixeira, que atua em Jacaraípe. “Se a pessoa fizer toda a coreografia do frevo, que inclui muitos agachamentos, e é uma atividade bem extenuante, pode perder aproximadamente 800 calorias em uma hora.”

Já se a atividade for correr atrás do trio ou em um bloco de rua, serão eliminadas em uma hora cerca de 400 calorias. “Como a pessoa não dança o tempo inteiro, e o ritmo é mais lento, o gasto calórico é menor”, explicou Teixeira.

Em uma escola de samba desfilando na avenida é possível perder de 200 a 300 calorias, mas esse gasto pode chegar a 600 ou mais calorias, dependendo do traje. “Uma baiana, porta-bandeira ou mestre-sala vão perder mais calorias por causa do peso das roupas que carregam, que, além disso, são bem quentes. Nesse caso, em aproximadamente 50 minutos vestidos, podem perder 600 calorias ou mais”, informou o professor.

Já passistas, que usam menos roupas, e foliões em cima dos carros alegóricos, que se movimentam menos, podem perder entre 200 e 300 calorias em 60 minutos.

Até quem está na arquibancada pode gastar energia. “Em média, são 400 calorias por hora, se a pessoa estiver sambando o tempo todo”, revelou Teixeira.

Dicas

Na hora de seguir o trio ou o bloco carnavalesco, é importante ficar atento a algumas dicas para evitar fatores que trazem estresse ao corpo. Marcelo Teixeira aconselhou a optar pelo tênis como calçado e a usar roupas leves. “O tênis protege o pé, e com o amortecimento proporcionado dá para aguentar várias horas pulando.”

Também é preciso estar atento à hidratação, principalmente se estiver ingerindo bebida alcoólica, que provoca desidratação mais rápido. “Com o calor intenso que faz no carnaval, a dica é intercalar a cada lata de cerveja um copo de água. Assim, o folião se mantém hidratado”. E vale lembrar: refrigerante e suco não substituem a água.

Para quem vai desfilar em uma escola de samba, a dica do professor é fazer alongamentos antes e depois de atravessar a avenida. “Para além de a pessoa estar se divertindo, um desfile de escola de samba é uma competição, então o integrante já estará tenso de antemão, pensando em dar o melhor dele. Isso trará tensão ao corpo. Quem usa adereços pesados deve ter mais cuidado ainda com o alongamento antes e depois, pois minimizará o risco de uma distensão”, aconselhou Teixeira.

A alimentação é outro ponto de atenção, já que ao curtir a folia intensamente o sono estará prejudicado. “É muito difícil as pessoas que estão na folia quererem parar para descansar como se deve, então é importante aliviar na alimentação. Antes de ir para a folia, não é bom comer comidas pesadas, como feijoada, por exemplo. Saladas e frutas são as opções mais saudáveis, e devem ser ingeridas ao menos uma vez por dia”, destacou Teixeira.

Depois dos dias de folia, optar por alimentos diuréticos, como salsa e abacaxi, ajudam a desintoxicar o organismo, segundo Teixeira. “Incluir esses dois alimentos em sucos verdes, por exemplo, ajuda o corpo eliminar as toxinas.”

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas