Dólar Em alta
5,016
28 de março de 2024
quinta-feira, 28 de março de 2024

Vitória
26ºC

Dólar Em alta
5,016

Quase dois milhões de veículos no ES receberão placas no modelo Mercosul

placas2-825x509A partir do dia 3 de dezembro, a nova placa veicular no modelo Mercosul já começará a ser usada no Espirito Santo. O Estado possui quase dois milhões de carros, que terão que se adequar ao novo modelo nos próximos anos.

Segundo o Detran-ES, inicialmente, a obrigatoriedade é apenas para carros novos, mudança de proprietário e mudança de endereço. O órgão afirma que já está com o banco de dados preparado para fornecer essa mudança para os motoristas.

De acordo com o diretor de habilitação e veículos do Detran-ES, José Eduardo de Souza Oliveira, por mês, são realizadas certa de 35 mil procedimentos envolvendo emplacamento. Desse total, 5 mil são apenas de veiculo 0 km. A expectativa é que esse número seja mantido com a mudança.

Quanto ao custo, José Eduardo vê como um ponto negativo das novas placas. O primeiro emplacamento, atualmente, é fornecido pelo próprio órgão. Basta procurar uma agência ou despachante credenciado. Com a mudança, o Detran não fará mais essa entrega. O proprietário terá que ir até um fabricante e comprar, num valor que está estimado entre R$ 150 e R$ 200.

“O valor não é fixo. O Detran não define uma tabela, mas a gente estima que mais fabricantes irão se credenciar, trazendo uma competitividade que vai abaixar o preço para o consumidor final. Atualmente, nós temos cerca de 25 fabricantes já credenciados, e de 7 a 10 em processo de credenciamento” explica o diretor.

O novo emplacamento é uma determinação do governo federal e os órgãos estaduais só estão cumprindo as ordens. Porém, a mudança se faz necessária. No Espírito Santo as combinações de três letras e quatro números, usadas na placa cinza, já estão acabando e todo ano ocorre um aumento significativo da frota, o que acabaria causando a troca das placas mesmo que não fosse para esse modelo.

Quanto a leitura das novas placas, o Detran garante que tem uma parceria com as instituições que fazem uso desse mecanismo e libera os dados para que os sistemas sejam adequados ao novo modelo, como prefeituras, que possuem estacionamentos rotativos, e a PRF, que faz fiscalizações nas rodovias e possui radares que precisam dos dados do veículo e do proprietário.

José Eduardo deixa uma dica. “Para quem quer comprar carros ou vai fazer algumas dessas alterações obrigatórias, esperem uma semana para não precisar executar dois trabalhos e ter dois gastos tendo trocando novamente a placa. Peço também paciência com as agências e fabricantes, porque eles estão se preparando e pode ter muito tumulto nas primeiras semanas”.

 

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas