Dólar Em baixa
5,148
25 de abril de 2024
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Vitória
23ºC

Dólar Em baixa
5,148

Quase 40 casos de câncer de boca foram registrados na Grande Vitória

por Leone Oliveira – [email protected]

{'nm_midia_inter_thumb1':'http://www.eshoje.jor.br/_midias/jpg/2014/10/17/1_odonto_40477-96643.jpg', 'id_midia_tipo':'2', 'id_tetag_galer':'', 'id_midia':'54418fd6cbd8b', 'cd_midia':96638, 'ds_midia_link': 'http://www.eshoje.jor.br/_midias/jpg/2014/10/17/odonto_40477-96638.jpg', 'ds_midia': '', 'ds_midia_credi': ' Divulgação', 'ds_midia_titlo': '', 'cd_tetag': '3', 'cd_midia_w': '500', 'cd_midia_h': '333', 'align': 'Left'}Profissionais da odontologia destacam que os cuidados com a saúde bucal são importantes para evitar o aparecimento de cáries e outras bactérias. Esses “bichinho” – como costuma-se explicar para as crianças – podem causar males muito maiores, como o câncer de boca que, neste ano, foi diagnosticado em 37 pacientes da rede pública de saúde dos municípios da Grande Vitória. No ano passado, sete pessoas morreram em decorrência dessa enfermidade.
O câncer de boca acomete, principalmente, os lábios e a língua, mas também pode atingir bochechas e gengivas. O grupo de risco dessa doença são homens acima de 40 anos que têm como hábitos o tabagismo, consumo de bebidas alcoólicas e exposição solar excessiva. A enfermidade também está associada à irritação crônica e exposição a agentes biológicos, por exemplo, o vírus do papiloma humano (HPV), além de fatores genéticos.
De acordo com a cirurgiã dentista da Secretaria Municipal de Saúde, Verúscia Frizzera Musso, as lesões que geram suspeita desse tipo de câncer são visíveis clinicamente. Tratam-se de aftas que não melhoram, verruguinhas e algumas lesões avermelhadas. Esses sintomas, muitas vezes, são silenciosos. “Na fase inicial, não é muito dolorido, mas, gradativamente, as dores aumentam”, explica.
A cirurgiã dentista destaca que pela boca ser uma parte do corpo bem visível, o câncer poderia ser diagnostico em estágio inicial, sem ser necessário recorrer a exames mais complexos. “Quanto mais cedo diagnosticado, maior a chance de sobrevida do paciente”, afirma Musso.
Anualmente, Vitória registra cerca de 30 lesões suspeitas de câncer de boca, sendo que dessas, duas são confirmadas como a doença. No ano passado, o município teve sete óbitos em decorrência dessa enfermidade. Em todos os casos, homens acima de 40 anos.
Neste ano, as secretarias municipais de Saúde de Vila Velha e Serra registraram 30 casos de pacientes diagnosticados com câncer de boca. Só no município da Serra foram 28 diagnósticos da doença. Vila Velha teve 20 lesões suspeitas e duas delas foram diagnosticadas como câncer.
{'nm_midia_inter_thumb1':'http://www.eshoje.jor.br/_midias/jpg/2014/10/17/1_cigarro1-96637.jpg', 'id_midia_tipo':'2', 'id_tetag_galer':'', 'id_midia':'54418f78a2710', 'cd_midia':96632, 'ds_midia_link': 'http://www.eshoje.jor.br/_midias/jpg/2014/10/17/cigarro1-96632.jpg', 'ds_midia': 'cigarro_dentista', 'ds_midia_credi': ' Divulgação', 'ds_midia_titlo': 'cigarro_dentista', 'cd_tetag': '1', 'cd_midia_w': '350', 'cd_midia_h': '233', 'align': 'Left'}A cirurgiã dentista conta que a prevenção é evitar os fatores de risco como o alcoolismo e tabagismo. Além disso, a pessoa que gosta de se expor ao sol ou que precisa por causa do trabalho deve se proteger com chapéu e usar o filtro solar. Uma alimentação com frutas e legumes também ajuda, já que possuem nutrientes que previnem o câncer.
Palestra previne sobre o câncer de boca
Para promover um debate e apresentar projetos locais de intervenção sobre essa situação, será realizada a Semana de Prevenção ao Câncer de Boca. Até o dia 24, as unidades de saúde vão reforçar as consultas e marcação de exames para alertar os pacientes sobre a doença, realizar ações de prevenções, diagnosticar casos precoces e monitorar o câncer de boca em Vitória.
Musso salienta que a Prefeitura de Vitória está fazendo esse esforço a fim de que as pessoas que possuem lesões suspeitas na boca possam procurar o profissional de saúde e fazer o diagnóstico.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas